Moção apresentada pelo vereador Sílvio de Assis repudia número reduzido de ambulâncias

por Imprensa publicado 12/04/2024 18h55, última modificação 24/04/2024 17h01
SAMU

Desde o início do mandato, Sílvio de Assis tem abordado esse tema e cobrado melhorias

Nesta semana, a Câmara de Poços aprovou uma Moção de Repúdio ao chefe do Executivo pelo número reduzido de ambulâncias do SAMU na cidade. A proposição, de autoria do vereador Sílvio de Assis (PMB), chama atenção, ainda, para a necessidade desses veículos estarem equipados e em condições de atender à população da cidade.

Desde o início do mandato, o parlamentar tem abordado esse tema. Ao todo, já foram apresentadas nove proposições cobrando providências. “Acompanho essa questão do SAMU há bastante tempo e segue sem resolver esse grave problema que a população enfrenta diariamente. É um total desrespeito. Desde quando assumi uma cadeira na Câmara, tenho recebido várias reclamações sobre as poucas ambulâncias disponíveis e a demora para atendimento do SAMU em nosso município. Tenho profunda preocupação com esta situação crítica e alarmante, que necessita de urgente atitude por parte do prefeito”, destaca.

Além desta e de outras Moções já apresentadas na Legislatura, o vereador é autor também de diversos Requerimentos que cobram melhorias. “Desde 2022, esta é a terceira Moção que apresento. Foram, também, seis Requerimentos sobre as poucas ambulâncias do SAMU. Seguirei trabalhando para garantir a segurança e bem-estar dos cidadãos, bem como a responsabilização por parte da Prefeitura, de forma a assegurar que todos tenham acesso rápido e eficiente aos serviços de saúde de emergência”, afirma.

Na última resposta encaminhada ao legislador, em janeiro deste ano, a Prefeitura informou que existiam apenas quatro ambulâncias em funcionamento, duas próprias e duas terceirizadas. Outros seis veículos próprios estavam quebrados, sendo que um encontrava-se parado no pátio do SAMU, um em oficina de Poços de Caldas, três em oficina credenciada na cidade de Machado e outros dois em oficinas de São João da Boa Vista.

Para Sílvio de Assis, a demora na chegada das ambulâncias, devido ao número reduzido e a distância a ser percorrida, tem sido um problema recorrente. “Espero que o Executivo tome providências imediatas para aumentar o número de ambulâncias do SAMU. É fundamental garantir a segurança e o atendimento rápido às emergências médicas, prevenindo tragédias e salvando vidas”, declara.

As Moções (40 e 72) e os Requerimentos (1527, 950, 2131, 2407, 2614 e 173) estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.