Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável será tema do PJ em 2020

por Imprensa publicado 26/09/2019 16h25, última modificação 16/11/2020 12h39
Etapa estadual
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável será tema do PJ em 2020

Laura Costa e Luna Andrade estiveram em Belo Horizonte na etapa estadual do projeto

A etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas 2019 aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de setembro, em Belo Horizonte. Mais de 120 alunos de 94 municípios participaram das atividades na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e escolheram para o próximo ano o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. As alunas Luna Andrade, da Escola Profissional Dom Bosco, e Laura Alves da Costa, do Centro Educacional Poços de Caldas – CEPOC, representaram a Câmara de Poços no evento.

As queimadas na Amazônia e em várias regiões de Minas Gerais e o rompimento da barragem em Brumadinho foram assuntos que motivaram a escolha do tema pelos participantes. Além de “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, estavam em pauta “Saúde Mental do Jovem” e “Jovem no Mercado de Trabalho”.

Durante os três dias da fase estadual, os estudantes participaram de oficinas, grupos de trabalho e da votação de propostas de todos os municípios sobre o tema Discriminação Étnico-Racial. O trabalho de vários meses resultou em um documento final com 16 propostas, entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG. Cabe à comissão analisar as sugestões e dar os encaminhamentos possíveis.

A coordenadora do PJ em Poços Tais Ferreira destaca que o município teve uma participação importante na edição de 2019. Ela comenta que uma das propostas aprovadas na Plenária Final foi discutida pelos alunos durante a fase municipal. “Este ano o projeto rendeu bons frutos e uma das propostas aprovadas foi embasada em uma proposta de Poços. A proposta de criação de uma linha direta para denúncia de crimes raciais, que trabalhará junto com departamentos especializados em cibercrimes, foi aglutinada a propostas de outros municípios, resultando na implementação de Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, a Decradi”, conta.

Tais enfatiza, ainda, o empenho e responsabilidade das alunas que representaram a Câmara de Poços. “Nossas alunas tiveram uma importante participação na etapa estadual e apresentaram diversas melhorias para as propostas. Além disso, a Laura, de origem quilombola, e a Luna, de origem indígena, fizeram questão de ir caracterizadas à Plenária Final e se destacaram ao representar suas culturas através de adornos e pinturas faciais. É um orgulho ter acompanhado duas jovens tão preparadas e engajadas. O tema Discriminação Étnico-Racial impactou as nossas representantes, que se sentiram motivadas em lutar pela causa”, afirma.

Sobre a próxima edição, a coordenadora ressalta que o tema é de extrema importância para todo o país. “Um tema que, com certeza, envolverá muito debates. Poços de Caldas faz parte do programa Cidades Sustentáveis e acredito que nossos jovens terão muito a oferecer ao projeto em 2020”, comenta.

Para a aluna Laura Alves da Costa, o projeto Parlamento Jovem possibilita que a voz dos estudantes seja ouvida. “Participar do Parlamento Jovem foi uma experiência maravilhosa. Esse é meu primeiro ano e já me apaixonei pelo projeto. É muito bom saber que a nossa voz jovem é ouvida, principalmente em um tema, como o desse ano, que é tão importante e pessoal para mim. Foi uma oportunidade incrível representar Poços de Caldas e sou muito grata a tudo e a todos”, declara.

Encerramento

No dia 09 de outubro, às 15h, a Câmara de Poços realiza um encontro de encerramento do Parlamento Jovem 2019. Além da entrega de um diploma a todos os alunos que estiveram na fase municipal do projeto, a Comissão de Legislação Participativa da Casa falará sobre quais foram os encaminhamentos das propostas aprovadas na Plenária realizada em Poços. Por fim, o encontro contará com a presença das alunas que representaram a Câmara em Belo Horizonte, oportunidade em falarão sobre as atividades da etapa estadual.

Escolas

Em 2019, participaram do PJ as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Centro Educacional Poços de Caldas, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Sete de Setembro, Colégio Nini Mourão, Centro Educacional Inovação, Colégio Pio XII e Escola Profissional Dom Bosco.

Os estudantes passaram pelas etapas municipal e regional, com atividades na Câmara de Poços, nas escolas e também na cidade de Guaxupé. Eles participaram de oficinas políticas, temáticas e de redação de propostas, além de encontros com estudantes de outras cidades. Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas.

Projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.