Luzia Martins sugere parceria entre Saúde e Instituições de Longa Permanência para Idosos

por Imprensa publicado 06/06/2023 18h40, última modificação 14/06/2023 17h57
Melhorias

A fim de viabilizar o repasse de recursos financeiros para o pagamento de profissionais de saúde que atuam nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), a vereadora Luzia Martins (PDT) encaminhou uma Indicação (n. 847/2023) ao Executivo sugerindo a realização de um Termo de Parceria entre a Secretaria Municipal e Saúde e estas entidades. A legisladora ressaltou que as ILPIs desempenham um papel fundamental no atendimento à terceira idade, prestando assistências médica e de enfermagem, além de outros serviços.

O contato com as instituições e o trabalho para melhorias na área existem desde quando Luzia era secretária de Promoção Social. Ela tem dado continuidade ao debate durante o mandato no Legislativo, sendo também esta uma demanda dos vereadores Lucas Arruda (Rede) e Tiago Braz (Rede). “Essa parceria que estamos propondo e que vem sendo discutida há bastante tempo visa solucionar um grande problema. Essas entidades enfrentam, cotidianamente, dificuldades financeiras para manter seus quadros de profissionais, o que acaba comprometendo a qualidade da assistência prestada. Com uma parceria, teremos um atendimento adequado e uma melhor qualidade de vida para os idosos”, disse a vereadora.

O vereador Tiago Braz reforçou a questão dos gastos das ILPIs. ““Contratações de enfermeiros, médicos e outros custos relacionados à Saúde contemplam praticamente metade dos gastos de uma instituição que faz acolhimento de idosos. O convênio permitirá que as ILIPs deem conta de tudo e ofereçam um atendimento ainda melhor”, declarou.

Lucas Arruda comentou que a demanda por serviços de saúde nessa faixa etária é muito grande. “Nós sabemos o quanto é importante esse trabalho das ILPIs e sabemos, também, que a realidade delas é muito difícil. A demanda por serviços de saúde nessa faixa etária é muito grande e o convênio ajudaria a minimizar os custos, sendo que os recursos que elas conseguem com doações poderiam ser investidos em outras necessidades”, ressaltou.

Para a vereadora Luzia Martins, o repasse de recursos permitirá que as instituições mantenham uma equipe qualificada, reduzindo a rotatividade de profissionais e favorecendo a continuidade dos serviços oferecidos. “Essa estabilidade trará impactos positivos aos idosos atendidos, proporcionando-lhes um ambiente de acolhimento e assistência permanente. Vale lembrar que algumas ILPIs de municípios vizinhos estão fechando suas portas por dificuldades financeiras. Assim, a nossa proposta é uma medida preventiva para evitar uma possível crise no setor. Quero ressaltar, também, que a iniciativa traz a possibilidade de oferecer ações de capacitação e suporte técnico por parte da Secretaria de Saúde. Tal medida poderá aprimorar ainda mais os serviços prestados pelas ILPIs, fortalecendo a integração entre as instituições e a rede pública de saúde, beneficiando não apenas os idosos, mas também toda a comunidade”, finalizou a legisladora.