Luzia Martins sugere criação de unidades do Conservatório Musical nas regiões leste e sul

por Imprensa publicado 13/10/2021 16h55, última modificação 18/10/2021 18h59
Proposta

Vereadora Luzia Martins encaminhou proposta ao chefe do Executivo

A vereadora Luzia Martins (PDT) é autora de uma Indicação que sugere à Prefeitura a criação do Conservatório Musical nas regiões leste e sul de Poços. A parlamentar ressalta que oferecer esta oportunidade aos jovens de todas as regiões da cidade, em especial às mais populosas, pode trazer melhorias na qualidade de vida, além de desafogar a unidade central do Conservatório, que hoje conta com inúmeras pessoas aguardando na fila.

Na Indicação, Luzia destaca que, atualmente, as vagas existentes no único Conservatório são muito concorridas. “Em Poços, quem tem o interesse em se desenvolver musicalmente deve procurar o único Conservatório, no centro. São poucas vagas, o que acarreta grandes e demoradas filas. Essa proposta foi elaborada tendo em vista a quantidade de pessoas residentes nas regiões leste e sul e na locomoção de potenciais estudantes da música. É uma oportunidade para que possam construir suas carreiras”, diz.

Para a vereadora, além da questão profissional, é preciso pensar na atividade musical como modalidade de desenvolvimento para a mente humana, proporcionando equilíbrio, bem-estar, concentração e raciocínio. “Sabe-se que a música muda comportamento, pela extraordinária influência que exerce sobre as pessoas. Música é vibração, que se manifesta pelos ritmos e se constitui como uma ferramenta para diálogo e expressão. Uma das principais formas que os jovens encontram para demonstrar como se sentem é através da expressão artística. A música se caracteriza como um destes meios, influenciando no desenvolvimento de aspectos como a identidade, cultura, identificação social, entre outros. Desta forma, as oficinas musicais podem se constituir em um mecanismo para interpretação e desenvolvimento de potencialidades e características individuais, que se intensificam por meio do autoconhecimento”, afirma.

A Indicação n. 1.590, encaminhada ao Executivo, está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.