Luzia Martins solicita atuação de profissionais de psicologia e serviço social na rede municipal de ensino

por Imprensa publicado 08/02/2022 17h55, última modificação 17/02/2022 19h05
Educação

Indicação foi encaminhada ao Executivo pela vereadora Luzia Martins, em conformidade com a Lei n. 9478

Através da Indicação n. 72/22, a vereadora Luzia Martins (PDT) está sugerindo ao Executivo a implantação de núcleos de atuação dos profissionais de psicologia e de serviço social na rede municipal de ensino. A parlamentar lembra que a Lei n. 9478, de autoria do vereador Wilson Rodrigues (DEM) e aprovada pela Câmara ano passado, prevê tal medida visando atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais.

Segundo Luzia, ainda não é possível dimensionar os impactos causados pelas aulas remotas, em função da pandemia da COVID-19, no processo de alfabetização e aprendizagem dos estudantes. Para ela, a atuação desses profissionais, de forma direcionada, poderá minimizar as possíveis lacunas deixadas pelo distanciamento de alunos e professores. “Em meados de 2021, aprovamos uma proposta do colega Pastor Wilson, que determina a obrigatoriedade de núcleos de profissionais de psicologia e serviço social na educação básica para melhoria do processo ensino-aprendizagem. O foco principal é a qualidade desse processo, diminuindo as dificuldades encontradas, inclusive aquelas vivenciadas pelos estudantes em seus lares. Ainda estamos vivenciando uma pandemia e, apesar da volta presencial das aulas, ainda precisamos de cuidado”, ressalta.

A legisladora afirma que Poços precisa pensar com muita responsabilidade e cuidado nessa questão. “Temos observado agravos à saúde mental dos jovens, as famílias ainda estão preocupadas com a segurança dos estudantes devido à pandemia, e é preciso colocar essa lei em prática. Falando em âmbito estadual, a Secretaria de Estado de Educação vai implantar nas Superintendências Regionais de Ensino esses núcleos, o que pode servir de embasamento para a a execução de um serviço semelhante no município. Como psicóloga, posso validar a importância que tem esses dois profissionais no âmbito escolar”, diz.

Tanto a Lei Municipal n. 9478, como também a Indicação apresentada pela vereadora Luzia Martins, estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.