Luzia Martins cobra regularização dos atendimentos médicos nos PSFs

por Imprensa publicado 18/08/2023 17h40, última modificação 25/08/2023 18h29
Moção de Apelo
Luzia Martins cobra regularização dos atendimentos médicos nos PSFs

De acordo com a parlamentar, moradores de várias regiões têm apresentado reclamações sobre a falta de médicos em PSFs (crédito foto: Michelle Veloso)

Normalizar o atendimento nos PSFs, principalmente em relação às consultas médicas. Este é o objetivo principal da Moção de Apelo n. 62/2023, de autoria da vereadora Luzia Martins (PDT), aprovada pela Câmara de Poços. De acordo com a parlamentar, moradores de várias regiões têm apresentado demandas sobre o assunto.

Segundo Luzia, a grande reclamação refere-se à ausência de profissionais por longos períodos. “Tenho recebido muitas solicitações nesse sentido, visto que médicos se ausentam por longos períodos, ficando a população sem os atendimentos. Em algumas unidades, o atendimento ocorre apenas quatro dias na semana, em outras há apenas atendimentos esporádicos, gerando uma fila de espera por consultas”, ressalta.

A Saúde da Família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica. A partir do acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. “Por isso a importância do atendimento completo, em todos os dia da semana, proporcionando os cuidados de que o paciente necessita para a solução do problema de saúde”, declara a vereadora.

Ainda sobre o Programa Saúde da Família, Luzia destaca que ações efetivas somente serão possíveis com um trabalho de equipes multiprofissionais, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, formadas por: médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentista, auxiliar de consultório dentário ou técnico de higiene dental. A legisladora cita, ainda, a criação de vínculos entre os profissionais de saúde e a comunidade local, possibilitando o compromisso e a corresponsabilidade dos profissionais e os usuários. “Isso leva a uma melhor compreensão das necessidades e realidades da população, permitindo uma abordagem mais individualizada e eficaz no atendimento. Espero que a Moção de Apelo leve essa cobrança ao Executivo e possamos regularizar o atendimento nas unidades de saúde em Poços”, finaliza.