Lucas Arruda sugere ações de combate e prevenção às queimadas em Poços de Caldas
O vereador Lucas Arruda (REDE) é autor de um Requerimento que busca esclarecimentos da Prefeitura sobre as ações de prevenção e combate às queimadas. O parlamentar defende um trabalho de articulação com outros órgãos, além de iniciativas que promovam a conscientização da sociedade, o descarte correto de resíduos e o monitoramento dessa prática.
Em resposta à Câmara, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade afirma tem atuado de forma preventiva e articulada para minimizar os riscos de queimadas, especialmente durante o período de estiagem. A pasta destaca que, embora o combate direto aos incêndios seja atribuição legal do Corpo de Bombeiros, o município tem colaborado por meio de ações complementares.
Arruda ressalta que é grande a preocupação com as queimadas, em especial no período de estiagem. “Todos os anos, sugerimos à Prefeitura campanhas de conscientização e intervenções nesse sentido. Recentemente, o Executivo até nos respondeu que tem feito campanhas, inclusive pude ser testemunha no Junho Verde, e também feito articulação com o Corpo de Bombeiros, que é quem tem essa responsabilidade do combate. Nós entendemos também que é importante essa interlocução para que o município consiga também participar naquilo que lhe cabe. Sabemos que, além dos efeitos ao Meio Ambiente, também cria uma situação de crise de doenças respiratórias, que se agravam neste período de seca”, declara.
Uma das ações de destaque mencionadas pela Secretaria de Meio Ambiente é a solicitação de apoio ao Corpo de Bombeiros para capacitação dos atiradores do Tiro de Guerra, que poderão atuar de forma auxiliar em situações de emergência. No momento, a Prefeitura alega estar providenciando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para viabilizar essa formação.
O Requerimento com todas as informações apresentadas pelo vereador está disponível no site da Câmara: www.pocosdecaldas.mg.leg.br.