Lucas Arruda se reúne com embaixadora do Instituto Lixo Zero

por Imprensa publicado 17/10/2019 17h15, última modificação 16/11/2020 12h39
Gestão dos resíduos
Lucas Arruda se reúne com embaixadora do Instituto Lixo Zero

Reunião discutiu a elaboração de um projeto de lei para oficializar o evento Semana Lixo Zero em Poços

O vereador Lucas Arruda (Rede) recebeu, na última semana, a embaixadora do Instituto Lixo Zero em Poços de Caldas Ingrid Jale da Silva Sales. O objetivo do encontro foi discutir a elaboração de um projeto de lei visando à inclusão da Semana do Lixo Zero no calendário de eventos do município. Em 2019, com o tema “Um por todos e todos por zero”, as atividades acontecem em mais de 100 cidades em todo o país, de 18 a 27 de outubro. Poços terá sua primeira edição e as ações vêm sendo organizadas por parceiros da sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas, com o apoio do Instituto Lixo Zero Brasil.

O intuito das atividades durante a Semana Lixo Zero é conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um para a gestão do lixo. Segundo informações do Instituto, a ideia é, também, mostrar para a sociedade que os recursos públicos usados para gestão e encaminhamento de resíduos pode ser investido em saúde, educação ou infraestrutura e que o investimento em compostagem de resíduos orgânicos e em reciclagem gera emprego e renda.

Ingrid Jale comenta que a ideia em realizar a Semana Lixo Zero em Poços surgiu devido à questão turística. “Sou engenheira ambiental, me formei na Unifal de Poços, e conheci o Instituto Lixo Zero no momento em que fui fazer mestrado em São José dos Campos. Quando voltei para Poços, achei que a iniciativa seria muito boa para a cidade, principalmente pelo viés turístico. Cada vez mais os turistas têm procurado cidades que se importam com o meio ambiente. Então, o foco do Instituto é trabalhar a disseminação do conceito lixo zero, que envolve a questão da gestão dos resíduos, e também fazer um trabalho de sensibilizar a população e mostrar que não adianta ficar só cobrando do poder público se a gente não muda nossas atitudes Além disso, [a ideia é] mostrar as boas práticas que já acontecem na cidade”, comenta.

A embaixadora da Semana Lixo Zero em Poços ressalta que serão várias atividades entre os dias 18 e 27 de outubro. “A semana é bem flexível, com foco nessa questão da sensibilização da população. Então, teremos cursos de compostagem, palestra sobre consumo consciente, oficinas de plantas alimentícias não convencionais, oficinas artísticas, visitas técnicas a empresas e um trabalho com as escolas na parte da educação ambiental, com bastante foco na gestão de resíduos”, conta.

Sobre a reunião com o vereador Lucas Arruda, Ingrid destaca que a expectativa é a expansão das atividades em Poços com a aprovação da lei. “Fui levar ao vereador a proposta da semana para que esse evento vire uma lei no município. Com essa legislação, a expectativa é que a gente consiga apoio da Prefeitura, por exemplo, na hora de reservar espaços públicos para organizar as atividades, porque a gente depende de locais para palestras e oficinas”, afirma.

Para o vereador Lucas Arruda, trata-se de uma iniciativa que vem ao encontro das necessidades do município. “Imagino que apoiar e potencializar essa semana é imprescindível. Não temos nenhuma pretensão em resolver todos os problemas da cidade, mas ações como esta são importantes, pois somente o poder público não consegue resolver todas as demandas. As iniciativas são bem-vindas, principalmente as que mobilizam o voluntariado. Vamos entrar com um projeto de lei para oficializar o evento, fomentando o debate e trazendo um impacto positivo na consciência da sociedade”, declara.

Lixo Zero

Segundo o Instituto Lixo Zero Brasil, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução, ou mesmo o fim, do envio destes materiais para os aterros sanitários. A Semana realizada em várias cidades do país tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta do lixo zero seja alcançada. De acordo com informações do site Semana Lixo Zero, em 2014, o evento abrangeu dois países, quatro estados e 11 cidades participantes, totalizando mais de 400 eventos e mais de 22 mil pessoas estudando a viabilidade de um mundo Lixo Zero.

Outras informações sobre as atividades no município podem ser obtidas pelo telefone (35) 9 9224-5511 ou na página do Lixo Zero em Poços no Instagram (@pocoslixozero).