Lucas Arruda recebe alunos do curso de Direito da PUC

por Imprensa publicado 09/11/2018 16h41, última modificação 16/11/2020 12h39
Câmara em Visita
Lucas Arruda recebe alunos do curso de Direito da PUC

Temas como passe livre, charretes e trânsito foram abordados pelos alunos

Alunos do 2º e 8º períodos do curso de Direito da PUC Minas, campus Poços de Caldas, estiveram na Câmara recentemente. Recebidos pelo vereador Lucas Arruda (Rede), eles levaram algumas propostas para discussão e encaminhamento ao Executivo. O professor Virgílio Diniz Carvalho Gonçalves acompanhou os estudantes durante a visita.

Temas como o passe livre para universitários, charretes, IPTU Ecológico, trânsito e transporte público foram abordados pelos alunos. Uma das sugestões feitas foi para criação do projeto “Parada Garantida”, que estabelece normas para embarque e desembarque de idosos, deficientes e gestantes no itinerário do trasporte coletivo urbano em Poços. O objetivo é que, quando solicitados, os motoristas parem em qualquer local onde seja permitido o estacionamento, mesmo que não exista o ponto de parada regulamentado.

Os alunos tiveram, também, a oportunidade de conhecer as dependências da Câmara, além de debater sobre as funções do Legislativo. Para o professor Virgílio Diniz, a visita à Câmara é um complemento prático e indispensável à teoria repassada nas aulas de graduação. “Quanto à importância da visita, julgo que é fundamental para os alunos do Direito, já que o curso é voltado preponderantemente para o conhecimento das leis e nada mais condizente, portanto, do que conhecer o Poder Legislativo Municipal e o procedimento de uma sessão ordinária de elaboração das normas da cidade”, ressaltou.

Além do aspecto didático, o professor enfatizou que a visita desperta nos alunos o interesse pelo exercício da cidadania. “É uma oportunidade única para que reflitam sobre os problemas da realidade municipal e explorem novos talentos, novas habilidades e até mesmo novas vocações que não são exploradas nas aulas teóricas. Sempre me surpreendem alunos que, no dia a dia da sala de aula, são pouco participativos e introvertidos e que, ao participarem da simulação, fazendo as vezes de vereadores, demonstram uma desenvoltura e um entusiasmo inéditos”, afirmou.

Esta é a terceira vez que o vereador Lucas Arruda recebe alunos do curso de Direito da PUC. Para ele, as visitas são sempre muito proveitosas, com a discussão de temas que estão em pauta no dia a dia da cidade. “A nossa intenção é que o curso de Direito continue com esse projeto de trazer, semestralmente, os alunos ao Legislativo. Propostas muito pertinentes foram apresentadas, inclusive já redigidas na forma de um projeto de lei. Acredito que aliar essa prática à teoria estudada em sala de aula é muito importante. Os alunos se empenham no debate e demonstram que estão muito preocupados com os problemas do município”, declarou.

A presença dos estudantes do curso de Direito fez parte do programa Câmara em Visita. Escolas públicas e privadas, entidades e associações que quiserem participar do projeto devem entrar em contato com a Câmara pelos telefones 3729-3877/3818 ou através do e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Foto 1: No plenário da Câmara, vereador Lucas Arruda fala com estudantes da turma de Direito sobre funções do Legislativo. Foto 2: Alunos estão sentados nas cadeiras no plenário durante discussão das propostas.