Lucas Arruda quer novas contratações de médicos especialistas

por Imprensa publicado 04/09/2019 16h41, última modificação 16/11/2020 12h39
SUS

Através de um requerimento encaminhado ao Executivo em junho desse ano, o vereador Lucas Arruda (Rede) defendeu a contratação de médicos especialistas para a rede municipal de saúde, com o objetivo de dar agilidade aos atendimentos. Segundo o parlamentar, o assunto vem sendo discutido há bastante tempo, sendo inclusive objeto de diversas indicações cobrando providências nessa área.

A Secretaria Municipal de Saúde, através de ofício enviado ao Legislativo, informou que, atualmente, somente a especialidade de hepatologia encontra-se sem atendimento, sendo que todas as outras já foram contratadas. Com relação à demora para marcação de consultas, a pasta ressaltou que as especialidades que necessitam de atenção pela demanda são: otorrinolaringologia, cirurgia geral, reumatologia, psiquiatria e neurologia. A administração encaminhou, ainda, informações sobre os números de consultas com especialistas nos últimos dois anos. Foram 63.960 em 2017 e 53.964 em 2018.

Segundo Lucas Arruda, com a resposta da Secretaria em mãos, o objetivo agora é propor ações visando à melhoria de todo o processo como, por exemplo, a contratação de mais especialistas para aquelas áreas que a demora para atendimento é maior. “O intuito do requerimento é obter dados oficiais para que, através deles, possamos apresentar indicações. O ideal seria a contratação de novos especialistas para as áreas que possuem maior demanda e, apesar de não constar na resposta da Secretaria, sabemos que a área de ortopedia também precisa de atenção, pois houve relatos de demora para consultas. Isso agilizaria o atendimento, as filas diminuiriam e teríamos um avanço na questão das especialidades em Poços”, afirma.

Outro assunto abordado pelo parlamentar foi a realização de concurso público para contratação de novos médicos. No requerimento, o legislador lembra que 24 profissionais de 11 especialidades saíram da rede municipal de saúde em 2018, fato que tornou ainda mais grave a situação. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, o próximo concurso público da Prefeitura incluirá a questão dos especialistas. A data, no entanto, não foi divulgada.

 

registrado em:
Pedro Nogueira
Pedro Nogueira disse:
07/10/2019 18h46
Médicos especialistas em todas as áreas.
Comentários foram desativados.