Lucas Arruda quer informações sobre as barragens existentes na cidade

por Imprensa publicado 14/03/2022 18h30, última modificação 21/03/2022 17h41
Requerimento
Lucas Arruda quer informações sobre as barragens existentes na cidade

As fortes chuvas nos últimos meses e os problemas que podem surgir a partir dessa situação motivaram a apresentação do Requerimento pelo vereador

O vereador Lucas Arruda (Rede) é autor de um Requerimento que solicita ao Executivo informações sobre as barragens de rejeitos de empresas e as barragens de represas existentes no município. A proposição foi aprovada, recentemente, pela Câmara.

As fortes chuvas que têm acometido a região nos últimos meses e os problemas que podem surgir a partir dessa situação motivaram a apresentação do documento. “A intenção é saber como o município faz o acompanhamento de todas as barragens. Muitas delas, de propriedade das mineradoras, o município não tem competência para fazer a fiscalização, mas entendo que se algo acontece de errado é a população da cidade que fica prejudicada. Nesse sentido, acredito que o município deve se preocupar com isso, se está tudo dentro das normas, se todas as medidas de segurança vêm sendo tomadas e se as todas empresas que possuem barragens estão fazendo monitoramento e simulações junto à comunidade para evacuações em possíveis rompimentos ou incidentes”, comenta o parlamentar.

No Requerimento, Lucas Arruda pede a relação dos planos de emergência e das ações que cada empresa responsável pelas barragens desenvolve com as comunidades possivelmente afetadas. “Temos acompanhado muitas barragens se rompendo pelo país ao longo do tempo e o objetivo com esses questionamentos é que se faça um acompanhamento mais apurado de toda a situação”, ressalta.

O documento apresentando pelo vereador está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições (Requerimento n. 96/2022).