Lucas Arruda presta homenagem à instituição Vinha do Senhor pelo trabalho realizado em Poços

por Imprensa publicado 11/11/2022 16h35, última modificação 21/11/2022 18h24
Votos de Congratulações

A Câmara aprovou, nesta semana, um Requerimento com Votos de Congratulações ao Asilo Vinha do Senhor pelo trabalho realizado no município, em especial no ano que Poços comemora 150 anos. Membros da diretoria, profissionais e idosos atendidos pela instituição estiveram presentes na reunião ordinária. A proposição é de autoria do vereador Lucas Arruda (Rede) e foi aprovada por todos os vereadores.

No Requerimento, o vereador conta a história da entidade, que foi fundada pelo imigrante português Manoel Teixeira de Andrade, em 1917, com finalidade de dar aos mais necessitados uma casa onde fosse possível viver com dignidade, resgatando a identidade social de cada um. Em 1920, Manoel foi eleito presidente e começou a trabalhar incansavelmente para a fundação de uma instituição que viesse a abrigar os mais necessitados. Em 1928, após sua aposentadoria, dedicou-se integralmente à caridade e melhoria do local.

Com a Lei nº 10.741, de 2003, que trata do Estatuto do Idoso, a Instituição Vinha do Senhor firmou um contrato com a Prefeitura, transformando-se em uma organização filantrópica não governamental exclusivamente para atendimento de idosos. Atualmente, é uma entidade de Longa Permanência para Idosos, filantrópica, sem fins lucrativos, que tem capacidade para atender até 30 idosos, com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, sem distinção de cor, raça ou religião, que tiveram seus vínculos familiares interrompidos e/ou fragilizados. O Asilo conta com uma equipe de 24 funcionários e, também, diversos voluntários que ajudam nas atividades de bazar, corte de cabelo e barba, manicure, uma empresa que fornece transporte para passeios externos e demais pessoas e organizações que, direta ou indiretamente, auxiliam no cumprimento das atividades.

Jonei Leandro Eiras, ex-vereador e presidente da instituição, destacou a importância desse reconhecimento do Legislativo.“É muito importante para nós o reconhecimento da população de uma forma geral, e, principalmente, do poder público. Todas as instituições de Poços de Caldas cuidadoras de idosos prestam um serviço muito responsável e essencial para a sociedade. É um trabalho muito sério, que tem responsabilidade” disse

O presidente falou, ainda, das principais dificuldades enfrentadas pelo Asilo Vinha do Senhor. “Assim como as demais instituições do setor, são dificuldades financeiras. Não estamos ‘nadando em dinheiro, fazemos hoje para pagar amanhã’. Existe uma grande carência na questão do custeio, pelo poder público, da parte de Saúde da instituição. Temos oito funcionários que recebem mensalmente seus salários custeados apenas pela instituição”, comentou.

O vereador Lucas Arruda enfatizou a qualidade dos serviços prestados pelo Asilo. “É uma instituição de mais de 100 anos de idade que ajudou a construir os 150 anos de Poços de Caldas. Eu sempre valorizo muito o trabalho das instituições do terceiro setor, pois entendo que elas chegam onde o poder público não consegue chegar, cobrem uma lacuna importante na sociedade. Sei que o município tem uma parceria e repassa um certo recurso, mas também estou ciente que esse valor é insuficiente. Essas instituições conseguem sobreviver com o apoio dos próprios idosos que estão ali dentro e com a ajuda de toda a comunidade, ajuda esta que só vem por se tratarem de instituições de qualidade, de credibilidade, que mostram o trabalho realizado a cada dia e que, no caso da Vinha do Senhor, passam a ser uma nova casa para muitas pessoas, uma casa que os funcionários tentam deixar o mais aconchegante possível”, declarou.

Ainda no Requerimento, o parlamentar citou melhorias e avanços da instituição, com apoio da comunidade, parceiros e empresas, entre elas uma parceria com a PUC Poços e SENAC para estágios, com alunos nas áreas de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Técnico de Enfermagem e Cuidador de Idosos, além da implantação do projeto Revitalização e Acessibilidade, em parceria com o Instituto Alcoa, possibilitando a instalação de um elevador.