Lucas Arruda defende local fixo para realização de feiras e brechós

por Imprensa publicado 06/12/2021 14h20, última modificação 13/12/2021 19h28
Lucas Arruda defende local fixo para realização de feiras e brechós

Vereador participou da 1ª Feira de Brechós de Poços, oportunidade em que discutiu a importância de um local fixo para as atividades

Em outubro desse ano, o vereador Lucas Arruda (Rede) esteve na 1ª Feira de Brechós de Poços de Caldas, realizada no salão de eventos da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Na oportunidade, em conversa com organizadoras do evento e demais pessoas envolvidas nesse trabalho, foi levantada a possibilidade do município ceder um espaço fixo e regionalizado para essas atividades, oferecendo maior conforto, segurança e acessibilidade.

A fim de dar andamento na reivindicação das brecholeiras, o parlamentar encaminhou um Requerimento à Prefeitura solicitando uma atenção especial nesse assunto. “É preciso ressaltar, em um primeiro momento, que a abertura de brechós que comercializam produtos de segunda mão teve um crescimento de quase 50% entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, de acordo com levantamento do Sebrae. Com a pandemia, houve um impulso do mercado de usados no país, o que reflete diretamente na economia. Em Poços, a situação não é diferente, existem muitos brechós e movimentos que promovem feiras itinerantes, mas que precisam de um local fixo para realizar de forma rotineira e habitual os seus negócios. Por esta razão, estamos pedindo ao Executivo que estude a possibilidade de atender à demanda”, comenta Lucas Arruda.

De acordo com o vereador, os números da 1ª Feira de Brechós demonstram o crescimento desse segmento na cidade. Foram quatro dias de atividades, de 13 a 16 de outubro, com um público estimado de 800 pessoas. O valor total das vendas foi de mais de R$ 13 mil, incluindo os 15 brechós participantes. Desse recurso, 10% foi repassado à Pastoral da Criança, que cedeu o local para o evento. “Quero registrar o empenho das organizadoras Alessandra Felix e Katiuscia Tavares, que estão à frente desse evento, e em nome delas parabenizar todos os envolvidos nesse trabalho. Os impactos da realização desse tipo de atividade são bastante positivos e podemos citar a questão da sustentabilidade, da economia e da parte social”, pontua.

Além da complementação de fonte de renda para muitas pessoas, o legislador cita a participação das instituições de caridade nesse processo. “Falando da área social, muitos brechós têm suas mercadorias oriundas dos bazares realizados pelas instituições de caridade, que recebem doações e fazem delas uma complementação de sua fonte de renda, sendo seu maior público as brecholeiras. Na área de sustentabilidade, podemos destacar que, quando compramos uma peça em um brechó, estamos dando continuidade às roupas que poderiam parar no lixo. Por fim, a feira de brechós é uma maneira encontrada para ajudar tanto os brechós de pequenas empreendedoras quanto a população em geral. É também uma forma de romper preconceitos”, finaliza.

O Requerimento encaminhado pelo vereador Lucas Arruda ao chefe do Executivo está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.