Lucas Arruda defende ações efetivas no combate às queimadas

por Imprensa publicado 18/08/2023 18h10, última modificação 25/08/2023 18h30
Prevenção e fiscalização
Lucas Arruda defende ações efetivas no combate às queimadas

Nos últimos anos, durante o período do estiagem, o vereador Lucas Arruda (Rede) tem encaminhado proposições ao Executivo a fim de obter esclarecimentos sobre as ações realizadas no combate às queimadas. Recentemente, ele recebeu resposta da Prefeitura a respeito das medidas implantadas em 2023. Para o legislador, é preciso pensar na conscientização, prevenção e fiscalização.

O vereador ressalta que os meses de julho, agosto e setembro são marcados pela estiagem, com baixos índices de umidade do ar, o que é algo preocupante. “Neste período, as queimadas são mais frequentes na região, o que nos traz preocupação por conta do meio ambiente, da poluição do ar e dos problemas respiratórios. Tenho feito diversos questionamentos, desde meu primeiro mandato, para poder auxiliar à Prefeitura com sugestões, entre elas a realização de aceiros em pontos estratégicos, que são faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada, com a finalidade de prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando-se assim queimadas ou incêndios”, comenta.

Segundo o parlamentar, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fazem um trabalho incansável na região, no entanto as ações precisam ser fortalecidas. “Em caso de incêndios de grandes proporções é difícil o controle até mesmo pelas corporações. Qualquer queimada, mesmo que em área particular, traz prejuízos à população. Recebemos resposta do que está acontecendo no momento e solicitamos empenho e apoio aos órgãos que atuam no combate às queimadas. A gente espera que nenhuma queimada aconteça, mas, infelizmente, existem as criminosas”, diz.

Em resposta ao último Requerimento apresentado pelo vereador, a administração informa que a Defesa Civil participou de cursos ministrados pela Defesa Civil Estadual, bem como houve a aquisição de equipamentos para maior efetividade no combate a incêndios. A administração esclarece, ainda, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem executado campanhas educativas de conscientização para evitar ou minimizar a ocorrência de queimadas, seja no perímetro urbano ou rural, e que a Rádio Libertas tem veiculado, constantemente, mensagens de esclarecimento e alerta.

A resposta com todos os dados encaminhados pelo Executivo está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições. (Requerimento n. 1281/2023 - Resposta n. 1.119).