Lucas Arruda cumpre agenda em Brasília e busca melhorias na Saúde, Educação e Assistência Social

por Imprensa publicado 03/11/2025 11h55, última modificação 05/11/2025 19h27
Demandas
Lucas Arruda cumpre agenda em Brasília e busca melhorias na Saúde, Educação e Assistência Social

Arruda acompanhou representantes dos Agentes de Combate a Endemias na busca por avanços e valorização da categoria

O vereador Lucas Arruda (REDE) cumpriu uma extensa agenda em Brasília, na última semana. Em pauta, reuniões para discutir demandas na Saúde, na Educação e na Assistência Social. O parlamentar esteve, também, no Senado Federal, oportunidade em que protocolou diversos Ofícios solicitando melhorias para Poços de Caldas.

No Ministério da Saúde, setor de Vigilância em Saúde Ambiental, Arruda acompanhou representantes dos Agentes de Combate a Endemias em encontros que buscaram avanços e valorização para a categoria. “Foram momentos importantes, de luta e valorização desses profissionais, que prestam um serviço muito importante para Poços de Caldas”, pontuou

Outras pautas na Saúde foram: aperfeiçoamento do Programa Melhor em Casa, que oferece cuidado domiciliar humanizado para pacientes; Piso da Enfermagem e valorização dos profissionais da área; programas de capacitação para os Agentes de Comunitários de Saúde e a possibilidade de abertura de concurso, já que Poços tem deficit de cerca de 60 agentes.

No Ministério de Desenvolvimento Social, o legislador tratou do Cerificado CEBAS da APHAS, com participação da presidente Nelma por videoconferência. No Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, autarquia vinculada ao MEC, o vereador discutiu a liberação de recursos para a construção da creche do bairro São Bento e novos investimentos para a Educação em Poços.

Arruda falou sobre as reuniões e sobre a importância desses contatos em Brasília. “Essa conexão com Brasília é importante, porque muita coisa acontece lá. Nesse caso específico, participamos da mobilização nacional dos Agentes de Combate a Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde, duas categorias que, apesar de contratadas pela Prefeitura, são regidas por legislação federal. Então, todas as suas modificações, avanços e conquistas partem de mobilizações nacionais”, disse.

O vereador esteve, também, nos gabinetes dos senadores Rodrigo Pacheco, Carlos Viana e Cleiton Azevedo, com solicitações de: recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); máquinas agrícolas e equipamentos para estradas rurais; financiamento para o transporte público coletivo; apoio ao trem turístico de Poços; manutenção e ampliação dos programas FIES e ProUni; recursos para finalização do Hospital do Câncer (CETAS); recursos para ampliação de leitos hospitalares; instalação de um posto avançado de emissão de passaportes da Polícia Federal; apoio ao reajuste do Piso da Enfermagem; aquisição de caminhão de micropavimentação asfáltica; apoio à construção de um Porto Seco em Poços de Caldas.

Arruda destacou que foram dias de muito trabalho e diálogo, fortalecendo pontes com diferentes Ministérios e representações nacionais. “Procuramos os três senadores mineiros que têm a responsabilidade de trabalhar pelo Estado como um todo e protocolamos Ofícios importantes de temas que são relevantes para a nossa cidade. Esperamos que eles tenham olhares bastante atentos, se possível com o encaminhamento de recursos e articulações por Poços e região”, finalizou.

registrado em: