Lucas Arruda cobra Poder Executivo para pagamento do piso da Enfermagem

por Imprensa publicado 28/09/2023 17h25, última modificação 05/10/2023 17h36
Lei Federal
Lucas Arruda cobra Poder Executivo para pagamento do piso da Enfermagem

Lucas Arruda destaca a importância da transparência com relação ao Piso da Enfermagem

O vereador Lucas Arruda (Rede) apresentou uma Moção de Apelo cobrando o prefeito Sérgio Azevedo e a Secretaria de Saúde para pagamento do Piso da Enfermagem. A proposição, aprovada em Plenário nesta semana, destaca a sanção da Lei Federal n. 14.434/2022, que institui o Piso Nacional do enfermeiro, do técnico de Enfermagem, do auxiliar de Enfermagem e da parteira, e pede ao Executivo que repasse com agilidade os valores à categoria.

Segundo o parlamentar, a Prefeitura recebeu R$ 3,5 milhões do Governo Federal no dia 22 de agosto, com o prazo de direcionamento de pagamento do piso dos enfermeiros e profissionais da área de Enfermagem até dia 22 de setembro. “Além da Moção, apresentamos também um Requerimento indagando quando será feito o pagamento, visto que o mesmo não aconteceu até a data estabelecida. Outro assunto abordado foi sobre uma planilha que causou angústia nos profissionais, porque algumas somas não estão de acordo com o que foi determinado pelo Ministério da Saúde. Esperamos que isso fique esclarecido e possíveis correções possam ser feitas o quanto antes”, ressaltou.

Lucas Arruda destacou a importância da transparência. “É fundamental um diálogo com os profissionais para dizer como este processo está e quando eles receberão. Estamos questionando, também, os repasses aos hospitais para pagamento dos seus enfermeiros. Algumas falas da Secretaria de Saúde, de que os recursos já estão com os hospitais, deixa a categoria angustiada, uma categoria que está lutando há tempos por esse piso. A gente vê velocidade de ação em diversos casos, porém, quando a questão é saúde e valorização dos profissionais, não”, disse.

Na última quarta-feira (27), durante audiência pública sobre o Regime Jurídico e Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, o vereador Lucas Arruda colocou em pauta, novamente, esse tema. “Os secretários de Administração e de Governo falaram sobre o assunto e deram a palavra de que o piso será pago no dia 30 de setembro, que é sábado. Esperamos que isso aconteça, pois eles aguardam há bastante tempo. Por mais que existam dúvidas, é preciso que esse valor chegue aos profissionais e as questões pontuais sejam corrigidas e compensadas a partir de agora”, finalizou.