Lucas Arruda cobra melhorias em escolas da zona rural

por Imprensa publicado 01/11/2022 18h45, última modificação 10/11/2022 17h42
Reivindicações
Lucas Arruda cobra melhorias em escolas da zona rural

Uma das unidades visitadas pelo vereador foi a Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira

O vereador Lucas Arruda (Rede) é autor de quatro Requerimentos que buscam informações do Executivo sobre a infraestrutura de escolas municipais da zona rural do município. Nas proposições, o parlamentar chama atenção para a necessidade de algumas melhorias, bem como a finalização de reformas que já tiveram início e não foram concluídas. Os documentos estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara.

A intervenção que vem sendo realizada na Escola Dona Lúcia Sacoman Junqueira, na Fazenda Aparecida, foi um dos assuntos abordados pelo vereador. No Requerimento 1686/2022, ele ressalta que a unidade de ensino está passando por uma reforma, no entanto elenca algumas melhorias necessárias que não constam no cronograma. “A Secretaria de Obras vem fazendo um trabalho no local, o que é muito importante, porque contribui com a educação de modo geral, indo ao encontro do que nosso mandato solicitou nos últimos anos. Entretanto, em visita à escola, pude identificar que algumas intervenções também precisam ser feitas, como a substituição da janelas, já que as existentes são pequenas e não são suficientes para uma ventilação adequada em sala de aula”, comentou.

Lucas Arruda falou, ainda, sobre a necessidade de reforma do parquinho e cobertura da quadra de esportes. “O que estamos indagando é se, dentro da reforma em curso, há possibilidade de promover outras melhorias tão importantes como as que estão sendo feitas no momento”.

Em outro Requerimento, o legislador questiona sobre a situação da Escola Municipal Professora Carmélia de Castro, na comunidade Souza Lima. “Qualquer investimento em educação é um investimento futuro. E quando falamos nisso, as questões que envolvem a infraestrutura das escolas também são importantes. As melhorias na Escola Carmélia de Castro vêm sendo reivindicadas há anos, também através de Requerimentos. Nesse último documento, de 2022, estamos buscando informações sobre início das obras, entre elas construção de quiosque, pavimentação do pátio, revitalização do vestiário e projeto para inibir alagamento na quadra”, pontuou.

Na Escola Municipal Raphael Sanches, localizada na Fazenda Boa Vista, o vereador questionou a possibilidade de substituição de uma árvore de grande porte nas dependências do prédio, que tem causado transtornos seja pelas folhas e galhos que entopem as calhas, seja pelo perigo que representa a todos que frequentam o espaço, visto que em dias de ventania tem gerado pânico com um possível risco de queda. “Em épocas de chuva, por exemplo, há infiltração e vazamento no refeitório e cozinha, devido ao entupimento das calhas. Esse pedido já foi feito pelo nosso gabinete e estamos reiterando, inclusive há disponibilização da unidade de ensino em realizar ações de plantio de novas mudas em locais indicados pela Secretaria de Serviços Públicos”.

Por fim, o parlamentar falou da Escola Municipal José Avelino de Melo, na Fazenda Lambari. “Apesar de uma reforma recente, ainda existem pendências, como falta de novos forros em salas de aula que receberam intervenções, colocação de novas calhas, problemas com os morcegos que ficam nas caixas d’água, telhas danificadas, entre outros. Assim pedimos providências nesta e em todas as demais escolas citadas, que fazem um ótimo trabalho, mas precisam de melhor estrutura para dar andamento às atividades”, finalizou.