Lançamento da 1ª edição da Gincana do Saber acontece nesta segunda-feira

por Imprensa publicado 09/09/2019 14h05, última modificação 16/11/2020 12h39
Perguntas sobre a Constituição Federal
Lançamento da 1ª edição da Gincana do Saber acontece nesta segunda-feira

Duas duplas de cada escola passaram para a segunda fase, que será realizada na Câmara

A Câmara de Poços fará o lançamento da 1ª edição da Gincana do Saber na próxima segunda-feira (09), às 14h30, no Plenário. O projeto, aprovado pelo Legislativo em julho desse ano, tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania de estudantes do ensino fundamental II, através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal.

Durante o desenvolvimento da gincana, os alunos devem estudar o livro Constituição em Miúdos, de autoria da coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, que trata de questões da Constituição Federal em uma linguagem simples e direcionada a adolescentes. A partir do evento de lançamento, os estudantes participam de oficinas de formação política e uma oficina preparatória sobre as regras da gincana e conteúdo das perguntas. Depois, a gincana será com perguntas e respostas sobre o tema principal e contará com duas fases, eliminatória e final, que acontecerão nos dias 04 e 11 de outubro. As duplas que finalizarem o projeto nas três primeiras colocações receberão medalhas e as escolas receberão troféus. A dupla vencedora participará da Gincana do Saber Regional na cidade de São Lourenço, no mês de novembro.

Em 2019, participam do projeto cinco escolas: Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc), Escola Estadual David Campista, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira e Escola Municipal Wilson Hedy Molinari. Nas últimas semanas, a diretora da Escola do Legislativo de Poços, Tais Ferreira, esteve nas unidades de ensino para falar com alunos e professores sobre as etapas do projeto e, posteriormente, para a realização da primeira fase, que consistiu na realização da gincana nas próprias unidades de ensino.

Nesta etapa, os alunos de 9º anos se dividiram em duplas e responderam perguntas de múltipla escolha e “verdadeiro ou falso”, divididas nos níveis fácil, médio e difícil. A equipe da Escola do Legislativo fez diversos questionamentos, entre eles se o Poder Executivo é exercido por deputados e senadores eleitos pelo povo e se aprovar leis é função do Poder Legislativo.

As duas duplas que mais pontuaram foram classificadas para a segunda fase, na Câmara Municipal. São elas: Renan Pacete e Otávio Durante/Daniel Souza e Maria Eduarda Microni (Cepoc); Leticia Aparecida da Silva e Camile Vitória Moraes/Luiz Gustavo Dias e Pedro Augusto Martins (E. M. Wilson Hedy Molinari); Maria Eduarda Camargo Pimenta e Vitória Pereira de Santana/Guilherme Balbino e Gabriel Henrique Domingos (E.M. Dr. Haroldo Affonso Junqueira); Larissa Fernanda Garcia e Hellen Pereira Ramos/Juliano de Oliveira e Otávio Gabriel Prado (E.E. Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo); João Guilherme Benetti Barros e Anderson Luciano Ribeiro /Larissa Evangelista Machado e Giulia Viana Tartarotti (E.E. David Campista).

Monitores

A Gincana do Saber desse ano conta com a participação de estudantes do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, que atuarão como monitores. Eles participaram das visitas às escolas e auxiliaram na elaboração de perguntas sobre a Constituição em Miúdos. Após o lançamento, ministrarão a oficina preparatória sobre a última fase da gincana.

O projeto Gincana do Saber foi instituído na Câmara através da Resolução n. 837. Além de estimular a participação político-social ativa dos alunos, ele tem como objetivos: levar conhecimento sobre conteúdos e conceitos relativos à Constituição Federal e à Lei Orgânica Municipal; possibilitar aos alunos o acesso à Câmara Municipal de Poços de Caldas, bem como conhecimento das propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade; sensibilizar professores, funcionários de escolas e pais de alunos para participarem do projeto e apresentarem sugestões para o seu aperfeiçoamento; proporcionar o contato entre alunos e servidores das mais diversas assessorias da Câmara, para que entendam o papel do servidor público e sua importância no contexto das atividades do Poder Legislativo; favorecer a participação do público universitário no projeto através de parcerias com instituições de Ensino Superior.