Indicação do vereador Douglas Dofu sugere descontos no pagamento parcelado ou à vista do IPTU

por Imprensa publicado 03/05/2022 18h29, última modificação 03/05/2022 18h29
Proposta

O parlamentar ressalta que a medida vem auxiliar a população em um momento de crise financeira

O vereador Douglas Dofu (UNIÃO) é autor de uma Indicação (n. 214/2022) que sugere à Secretaria da Fazenda a aplicação de desconto em parcelas de IPTU e um desconto maior para quem pagar à vista. De acordo com o parlamentar, a medida vem auxiliar a população em um momento de crise financeira.

A proposição, de acordo com Dofu, foi feita devido ao fato do município corrigir o IPTU pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Tal índice nota a variação dos preços na economia brasileira e serve como um termômetro de como está essa área, já que pode ser usado para entender as mudanças quanto ao valor da moeda e às alterações nos preços. Em abril deste ano, o IGP-M subiu 1,41%, ante um aumento de 1,74% em março. Mesmo com tal desaceleração, este índice acumula alta de 6,98% em 2022 e de 14,66% em 12 meses. Em abril de 2021, o índice havia subido 1,51% e acumulava alta de 32,02% em 12 meses.

O vereador pontua que, considerando a elevação do índice no último ano, é preciso um estudo de possíveis descontos. “Sei da dificuldade financeira que todos estão passando. No início do ano, há um acúmulo de boletos a serem pagos e tenho certeza de que todos querem pagar e honrar cada um. A facilidade no pagamento corroborará com a arrecadação ao diminuir a inadimplência. Ao mesmo tempo, é preciso pensar na população que está com sua renda cada vez mais comprometida, uma vez que a inflação está muito elevada”, declara.

A Indicação apresentada por Douglas Dofu está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.