Gustavo Bonafé sugere que Portal da Transparência tenha opção de pesquisa por faixa salarial

por Imprensa publicado 01/07/2019 16h55, última modificação 16/11/2020 12h39
Acesso à Informação

Indicação do vereador Gustavo Bonafé foi encaminhada à Prefeitura

A Indicação n. 426/2019, de autoria do vereador Gustavo Bonafé (PSDB), propõe ao Executivo que seja adicionada a opção de pesquisa por faixa salarial no Portal da Transparência do município. O parlamentar alega que essa medida vem ao encontro de outras ações já realizadas, visando à transparência dos gastos públicos e ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

Bonafé sugere que a opção de pesquisa seja implementada de forma que apareça, em cada faixa salarial, a quantidade de servidores que se encontram nelas, divididas em até R$ 1.000, de R$1.001 a R$ 4.999, de R$5.000 a 10.000 e acima de R$10.000. Ele pede, ainda, que seja colocada a porcentagem que cada faixa representa no total da folha de pagamento dos servidores.

Para o vereador, o cidadão tem direito de saber quais e quantos são os servidores que possuem salários em cada faixa salarial e é necessário que essas informações sejam facilmente encontradas através das ferramentas do Portal da Transparência. “Sempre defendi que a transparência é um dos pilares da gestão pública mais importantes. Se você não tem transparência nas decisões e nas informações, dificilmente as coisas vão acontecer de uma maneira positiva para a população, independente da área. Quando a gente fala da parte financeira, do equilíbrio e saúde financeira do município, a gente precisa cada vez mais oferecer informações que deem ao cidadão a capacidade de analisar como que anda o município, em termos de gestão, e o que pode ser feito nesse sentido”, afirma.

A Indicação do vereador Gustavo Bonafé, encaminhada ao Executivo no dia 17 de junho, está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.