Flavinho propõe sessão especial em homenagem aos 35 anos da ADEFIP

por Imprensa publicado 08/07/2022 16h55, última modificação 15/07/2022 17h41
Flavinho propõe sessão especial em homenagem aos 35 anos da ADEFIP

Recentemente, equipe da ADEFIP acompanhou a aprovação de Votos de Congratulações à entidade, através de uma proposição do vereador Flavinho

Prestar uma homenagem à Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas – ADEFIP pelos 35 anos de serviços oferecidos à população. Este é o objetivo de uma sessão especial que será realizada pela Câmara, no segundo semestre, a pedido do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB). O parlamentar é autor, também, de um Requerimento contendo Votos de Congratulações à entidade pela comemoração da data, no último dia 05 de junho.

Recentemente, durante sessão da Câmara, pacientes e equipe da ADEFIP acompanharam a leitura e votação da homenagem. “Os Requerimentos 850 e 853, ambos de minha autoria, foram apresentados na reunião ordinária de 14 de junho. Foi um momento muito especial, com a presença em Plenário de vários integrantes da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, que completou 35 anos de serviços prestados no município. Tenho muito orgulho em poder dizer que trabalhei pela conquista do Centro de Reabilitação Multidisciplinar da ADEFIP. Também trabalhei pela vinda da AACD, a Associação de Assistência à Criança Deficiente, tendo sido primeiro o presidente da instituição. Como Secretário Municipal de Saúde, implantamos a Junta Reguladora, que trouxe um fluxo mais eficiente para os encaminhamentos do SUS feitos a estas instituições, incluindo a APAE, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Mais recentemente, a instituição ganhou sede própria, por meio de Projeto de Lei aprovado pela Câmara”, ressaltou Flavinho.

Para o vereador, diante de todas as conquistas e todo o trabalho da ADEFIP, é preciso prestar mais uma homenagem à entidade. “Por tudo isso, digo com muito carinho que a ADEFIP faz parte da minha história e, como parte da história de Poços, terá uma sessão comemorativa a ser realizada no segundo semestre, como forma de mais uma vez registrar nosso reconhecimento, o reconhecimento do Poder Legislativo, a todas as pessoas que se dedicam a este lindo e fundamental trabalho de saúde e de inclusão”, afirmou.

A ADEFIP surgiu em 05 de junho de 1987. O trabalho foi ampliado em 2006, quando a mobilização de muitas mães resultou em documento com mais de 27 mil assinaturas, alertando para a necessidade urgente da criação de um Centro de Reabilitação. A entidade abraçou a causa das famílias e, a partir dessa união, foi viabilizado o Centro de Reabilitação Multidisciplinar, destinado a crianças, jovens e adultos com sequelas neuromotoras.

No Requerimento em que propôs a homenagem, Flavinho ressaltou que, com o passar dos anos, o trabalho se expandiu ainda mais. Hoje, a instituição conta com 78 funcionários e 10 prestadores de serviço. São 345 pacientes assistidos no momento, totalizando cinco mil atendimentos gratuitos por mês e 60 mil por ano. “A equipe multi e interdisciplinar, atuante nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, faz da ADEFIP uma instituição modelo. A cooperação técnica com a AACD atesta, mais uma vez, a expertise e excelência da associação em oferecer o melhor atendimento às pessoas que dele precisam. São diversas frentes de trabalho, com ações extremamente bem-sucedidas e que mostram a competência e empenho de todos os envolvidos”, finalizou o legislador.