Flavinho propõe criação de aplicativo de geolocalização no transporte público

por Imprensa publicado 14/07/2023 18h05, última modificação 14/07/2023 18h05
Informações sobre a frota
Flavinho propõe criação de aplicativo de geolocalização no transporte público

(Crédito foto: Aline Fallaci) Com a implantação da melhoria, o vereador espera que os usuários consigam, por exemplo, otimizar o tempo de espera

Implementar uma nova medida a fim de orientar o usuário do transporte coletivo em Poços, trazendo mais conforto e segurança aos munícipes. Esses são os objetivos principais da Indicação n. 1.130/2023, encaminhada ao Executivo pelo vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB). A proposição sugere a disponibilização de uma aplicativo que informe a geolocalização da frota da empresa responsável pelo transporte público.

Flavinho ressalta que tal tecnologia já é realidade em diversas cidades brasileiras, inclusive sendo utilizada por empresas de transporte de passageiros e de mercadorias. “A melhoria do transporte público é uma pauta constante na Câmara. Os vereadores têm abordado a necessidade de retorno das linhas como eram antes da pandemia e, também, de ampliação dos horários. Um assunto que preocupa o Legislativo e essa sugestão do aplicativo vem somar às reivindicações da Casa”, diz.

Com a implantação da melhoria, o vereador espera que os usuários consigam, por exemplo, otimizar o tempo de espera. “É informação que melhora a qualidade de vida ao cidadão, que pode esperar menos tempo pelo transporte. Isso é importante, principalmente, quando falamos de locais afastados e de período noturno. Os debates acerca da mobilidade urbana são cada vez mais urgentes, visto que a cidade cresce e a necessidade do transporte de qualidade também”, comenta.

Além de informações sobre a geolocalização dos ônibus, o aplicativo traria, ainda, tempo estimado de passagem dos ônibus pelos pontos de embarque e desembarque, dados referentes às linhas e os respectivos horários, tarifas e dicas de segurança. “São apenas algumas facilidades e possibilidades que a tecnologia pode oferecer. Lembrando que melhorias no transporte público podem atrair mais usuários para o sistema, que tem sofrido com a migração de passageiros para outras plataformas”, afirma.

A Indicação do vereador Flavinho está disponível para consulta no Portal da Câmara, no link Proposições.