Flavinho homenageia Ísis Alves e Francisca Loro

por Imprensa publicado 25/10/2023 15h51, última modificação 25/10/2023 15h51
Título de Cidadania Poços-caldense
Flavinho homenageia Ísis Alves e Francisca Loro

Projetos do vereador Flavinho já foram aprovados e as sessões solenes estão agendadas para dezembro

No final deste ano, a Câmara de Poços realizará sessões solenes para entrega de honrarias, entre elas o Título de Cidadania Poços-caldense. Ísis Alves, servidora pública municipal da Secretaria de Serviços Públicos, e Francisca Felomena Rosa Loro, a Chiquinha, técnica de Enfermagem e ex-servidora do Programa Materno Infantil, são as homenageadas do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB).

Francisca Loro é natural de Conceição do Rio Verde, sul de Minas e, em 1974, se mudou com a família para Poços de Caldas. Fez o curso técnico de Enfermagem na Escola Profissional Dom Bosco já com três filhos pequenos. Em 1996, Chiquinha ingressou na Secretaria Municipal de Saúde, por meio de concurso público, como auxiliar de Enfermagem. Trabalhou em diversos postos de saúde, conhecendo a cidade toda e os pacientes atendidos pelo SUS. Em 1998, ela chegou ao Programa Materno Infantil, referência no atendimento prestado às futuras mães e seus bebês.

Com a experiência de mãe de três filhos pequenos, muito amor, carinho, paciência e dedicação, Chiquinha ajudou milhares de mães a amamentarem seus filhos e, além disso, o trabalho incluía ainda orientação, esclarecimento de dúvidas, acolhimento, assistência e orientação. Foram quase 25 anos de dedicação diária às mulheres em um dos momentos mais sensíveis e especiais da vida, a maternidade. “Vale lembrar que quando Chiquinha ingressou no Materno e, durante a maior parte do tempo que ali permaneceu, o acesso à informação era ainda mais precário, sem as ferramentas que temos atualmente, como a Internet. Chiquinha era uma das únicas referências para as inúmeras mamães que precisavam de apoio e orientação. E ela atendia a todas, sempre, inclusive fora do horário de trabalho, por inúmeros relatos já ouvidos”, lembrou Flavinho.

Ísis Alves é natural de São Paulo e chegou a Poços ainda criança, com 9 anos, acompanhada dos pais Sônia Maria da Silva Alves e Orlando Alves. Graduada em Engenharia Ambiental e em Ciência e Tecnologia, com atribuição de Tecnóloga em Saneamento Ambiental, é mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas, campus Alfenas, e doutoranda em Ciências Ambientais pela mesma instituição de ensino. Ísis é servidora pública da Prefeitura de Poços há 10 anos. Atualmente, é coordenadora e responsável Técnica pelo Viveiro de Plantas e Flores do município, gerente de Seção da Coleta de Resíduos Sólidos e coordenadora da Divisão de Zeladoria da Regional Oeste. Envolvida em diversas causas sociais, também é membro da Associação Poços Sustentável (APS) e engenheira ambiental do Projeto Floresta de Bolso, desenvolvido em parceria com a Alcoa Foundation. Além disso, é membro titular e secretária executiva do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA e secretária executiva da Comissão de Apoio ao Programa Socioambiental Cooperativa de Catadores de Material Reciclável.

Como profissional da área ambiental, Ísis trabalha a distribuição de espaços verdes, implantando florestas nos espaços urbanos, plantando diversas árvores e modelando pequenos jardins, praças e parques. “Ísis já foi agraciada pelo Poder Legislativo com o Diploma de Mérito Ambiental e Sustentável, esteve diversas vezes nesta Casa participando de audiências públicas e eventos, contribuindo significativamente com informações e ideias necessárias para pautar políticas públicas para o nosso município. Por meio de seu conhecimento técnico, dedicação e empenho, é uma jovem de 34 anos que atua diretamente para que Poços seja uma cidade cada vez mais sustentável, com diversas atividades pautadas e focadas no planejamento ambiental urbano e qualidade de vida da população”, destacou o vereador,

Flavinho, desde o início do mandato, tem discutido ações e proposto políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres e de reconhecimento do trabalho desenvolvido por elas em várias áreas. Atualmente, é vice-presidente da Comissão de Direitos da Mulher, atuando diretamente no debate de pautas relacionadas ao público feminino. “Muito grato em poder agraciar duas mulheres tão especiais e que tanto contribuem e contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade e nossa gente. Chiquinha e Ísis, cada uma em sua área de atuação, fizeram a diferença por meio da dedicação ao próximo e do trabalho. Duas mulheres com histórias tão diferentes, mas tendo em comum o amor pela nossa cidade, que se encontram nesta linda oportunidade que tenho enquanto vereador de reconhecê-las e homenageá-las. Sinto-me muito feliz e honrado por isso", declarou.

Os dois Projetos de Decreto Legislativo já foram aprovados pela Câmara e as cerimônias estão agendadas para os dias 01 e 08 de dezembro.