Flavinho e Paulista visitam o Centro de Controle de Zoonoses

Demandas
Flavinho e Paulista visitam o Centro de Controle de Zoonoses

Vereadores estiveram no CCZ acompanhados de integrantes do Executivo

Os vereadores Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) e Wellington Paulista (DEM) estiveram, no início do mês de setembro, no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), zona oeste da cidade. Sempre preocupados com a estrutura para atendimento às demandas da causa animal, os parlamentares têm apresentado propostas nessa área. A visita contou também com as presenças do vice-prefeito Júlio de Freitas, do secretário de Saúde Carlos Mosconi, da secretária adjunta de Saúde Rosilene Faria, do coordenador da Vigilância Ambiental Jorge Miguel Ferreira do Lago, da veterinária Elis Perlato, além de servidores do CCZ e assessores.

Algumas das funções do CCZ são realizar ações, atividades e estratégias de vigilância, de prevenção, de controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública. O recolhimento de animais pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) deve ser efetuado de maneira seletiva, sempre avaliando criteriosamente cada encaminhamento, reclamação ou solicitação de recolhimento de animais, de acordo com a Portaria MS/GM nº 1.138, de 23 de maio de 2014. Considerando a situação epidemiológica local e a saúde da população humana, deve ser recolhido (recolhimento seletivo) o animal que apresentar risco iminente de transmissão de zoonose ou animal peçonhento ou venenoso, sempre que forem de relevância para a saúde pública.

O vereador Flavinho, desde quando esteve à frente da Secretaria de Saúde, acompanha as ações do CCZ. “O Centro de Controle de Zoonoses passou por uma grande reforma nos últimos anos, trabalho que acompanhei ainda como secretário. O local precisa de poucas adequações para a finalização das obras e, obter enfim, o Alvará Sanitário, uma conquista inédita e muito importante. Falta pouco e será um grande ganho para o município. Tenho muito carinho por toda essa equipe que faz um trabalho diferenciado. É sempre um prazer fazer estas visitas, trazer estas demandas e ao mesmo tempo reencontrar estes queridos e competentes colegas de trabalho”, disse.

Segundo o vereador Wellington Paulista, as demandas da causa animal estão sempre em pauta. “Vim a convite do vereador Flavinho que é um conhecedor da nossa Saúde, pelo trabalho que exerceu no setor durante tantos anos. A causa animal é muito importante e considero necessário estar próximo para contribuir no que for preciso e dentro do nosso trabalho”, afirmou.

O secretário de Saúde informou que as demandas apresentadas pelos parlamentares serão levadas ao secretário de Projetos e Obras Públicas, Benedito Damião. “O CCZ passou por uma grande transformação nesses últimos anos. São ajustes que precisam ser feitos no local para que ele esteja totalmente adequado e tudo isso será providenciado”.

Os vereadores Flavinho e Paulista também são autores da Indicação n. 1204, encaminhada ao tenente coronel PM Jardel Trajano de Oliveira Gomes, comandante do 29° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, que trata da necessidade e importância da efetivação de convênio com o município de Poços de Caldas para regulamentação do atendimento a casos de maus-tratos contra animais. “No CCZ, também conversamos com a cabo Michelle e com o sargento Anderson, ambos do Grupamento de Polícia Ambiental, que tem feito um trabalho necessário e fundamental, em parceria com a Saúde. Seguimos nas tratativas para a efetivação deste convênio. Parabéns a todos, pela dedicação e empenho, em benefício da causa animal”, finalizou Flavinho.