Falta de projeto contra incêndio e pânico nas escolas preocupa vereador Lucas Arruda

por Imprensa publicado 15/02/2022 19h55, última modificação 22/02/2022 17h16
AVCB

Vereador apresentou Requerimento questionando a Prefeitura sobre o tema

Autor de um Requerimento que trata da regularidade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nas unidades escolares da rede municipal de Poços, o vereador Lucas Arruda (Rede) recebeu, recentemente, uma resposta da Prefeitura sobre o assunto. De acordo com listagem encaminhada, são seis instituições conveniadas, nove pertencentes ao Plano Municipal da Juventude (PMJ) e 25 escolas municipais. Nenhuma delas possui o documento que é emitido como forma de garantir que as edificações estão seguindo as normas de segurança contra incêndio e pânico.

Segundo o parlamentar, existe uma preocupação muito grande com essa questão. “Apresentei o Requerimento n. 1596 no final do ano passado e, para minha surpresa, nenhuma unidade da rede municipal tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. É preciso cuidar para que os espaços sejam seguros e garantam tranquilidade para os pais, servidores e estudantes. Sendo um tema de extrema relevância, uma vez que envolve a vida de servidores, professores, crianças e jovens que estão diariamente nas escolas, a regularização do AVCB se torna urgente. Estou entrando com um novo Requerimento sobre esse assunto buscando novas informações, já que o Executivo aponta que algumas estão com documento vencido, outras não têm sequer projetos protocolados e uma unidade está com multa aplicada”, comenta.

Para Lucas Arruda, tratar da segurança das pessoas, servidores e estudantes é dever do poder público, não sendo plausível a situação das unidades educacionais de Poços, completamente desprovidas desses certificados. “Para complementar o Requerimento do ano passado, estou questionando o que município fará com relação a esse assunto, quais os custos para instalação dos projetos e obtenção do documento, entre outras perguntas”, diz.

Outro assunto abordado pelo vereador, ainda com relação às escolas, foi sobre a acessibilidade. “Apresentei, também, um Requerimento a respeito desse assunto, não recebi a relação das unidades, mas recebi uma informação de que nem todas estão adaptadas e acessíveis. Essa é também um grande preocupação e irei solicitar a listagem para saber quando os problemas serão resolvidos”, conclui.