Evento discute ações de combate ao feminicídio e à violência contra a mulher

por Imprensa publicado 21/10/2021 19h33, última modificação 21/10/2021 19h33
Roda de conversa
Evento discute ações de combate ao feminicídio e à violência contra a mulher

Roda de conversa reunirá profissionais que atuam na área

Na próxima segunda-feira (25), às 19h, no Plenário da Câmara, acontece uma roda de conversa para debater o tema “Combate ao Feminicídio e à Violência Contra a Mulher”. O evento foi proposto pela vereadora Luzia Martins (PDT), presidente da Comissão de Direitos da Mulher, em alusão à Semana Municipal que trata do assunto.

Estarão presentes no encontro a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Poços Dra. Juliane Emiko, a diretora executiva da Associação Mulheres pela Paz Vera Vieira e o psicólogo e coordenador do programa "E agora José? Pelo fim da violência contra a Mulher". Também foram convidados representantes do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do Coletivo Mulheres pela Democracia e da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica.

Em 2020, a Câmara de Poços aprovou a Lei Municipal n. 9.405, que instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio e à Violência contra a Mulher, e a Resolução n. 850, que criou a Semana Municipal com o mesmo tema. Segundo a vereadora Luzia, o objetivo do evento promovido pelo Legislativo é manter aquecido o diálogo, buscando as possibilidades e ações de combate à violência. “É muito importante que diferentes espaços promovam discussões acerca da violência contra a mulher. Esse tema, infelizmente, está muito presente em nosso cotidiano e merece ser debatido por profissionais que atuam na área, garantindo a proteção à mulher. Profissionais este que possam orientar a sociedade sobre a gravidade do assunto e também familiares de vítimas, que vivem todo esse drama de perto”, ressalta.

Exposição

Ainda dentro das atividades em alusão ao tema, a Câmara realiza a exposição “Mulheres pela Paz: uma reflexão sobre o feminicídio e a violência contra a mulher”. As imagens retratam a realidade e as formas de lidar, identificar e combater estas violências. A mostra reúne material da Associação Mulheres pela Paz, da exposição "Memórias de mulheres mineiras e brasileiras em busca de seus direitos", da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e de cartazes criados pelo Gabinete da vereadora Luzia. As visitas podem ser feitas até 28 de outubro, de segunda a sexta, das 12 às 18h.