Etapa final da Gincana do Saber tem início na sexta-feira

por Imprensa publicado 02/10/2019 16h25, última modificação 16/11/2020 12h39
Educação para cidadania
Etapa final da Gincana do Saber tem início na sexta-feira

Alunos devem estudar o livro Constituição em Miúdos, que trata de questões da Constituição Federal

Nos dias 04 e 11 de outubro, às 14h, no Plenário, a Câmara de Poços realiza as fases eliminatória e final da Gincana do Saber 2019. As duplas que foram classificadas na primeira etapa, promovida nas escolas, terão que responder perguntas de múltipla escolha e abertas sobre o livro Constituição em Miúdos, que trata de questões da Constituição Federal em uma linguagem simples e direcionada a adolescentes. Os alunos que finalizarem o projeto nas três primeiras colocações receberão medalhas e as escolas receberão troféus. A dupla vencedora participará da Gincana do Saber Regional na cidade de São Lourenço, no mês de novembro.

Nas últimas semanas, os estudantes estiveram na Câmara para três oficinas antes da fase final. No primeiro encontro, discutiram o tema “O papel do vereador”, com a diretora da Escola do Legislativo Tais Ferreira. Na segunda oficina, atuaram como vereadores mirins e puderam discutir e votar propostas elaboradas nas escolas. No último encontro, acompanhados de estudantes do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, que atuam como monitores do projeto, estudaram o livro Constituição em Miúdos.

A Gincana do Saber, aprovada pelo Legislativo em julho desse ano, tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania de estudantes do ensino fundamental II, através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição em Miúdos, de autoria da coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre Madu Macedo. No mês de agosto, aconteceu a primeira fase do projeto, com palestras e gincana nas escolas, quando os alunos de 9º anos responderam perguntas de múltipla escolha e “verdadeiro ou falso”, divididas nos níveis fácil, médio e difícil. A equipe da Escola do Legislativo fez diversos questionamentos, entre eles se o Poder Executivo é exercido por deputados e senadores eleitos pelo povo e se aprovar leis é função do Poder Legislativo. Em setembro, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços promoveu o lançamento, com alunos e professores das escolas participantes.

Em 2019, participam do projeto cinco escolas: Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc), Escola Estadual David Campista, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira e Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.