Escola Professor José Castro de Araújo e Faculdade Anhanguera participam do Câmara em Visita

por Imprensa publicado 05/11/2025 18h15, última modificação 14/11/2025 11h57
Projeto
Escola Professor José Castro de Araújo e Faculdade Anhanguera participam do Câmara em Visita

Projeto visa aproximar os alunos do Poder Legislativo e proporcionar experiências práticas sobre a atuação dos vereadores

Nas últimas semanas, a Câmara de Poços recebeu estudantes da Escola Estadual Professor José Castro de Araújo e do curso de Direito da Faculdade Anhanguera. O projeto Câmara em Visita visa aproximar os alunos do Poder Legislativo e proporcionar experiências práticas sobre a atuação dos vereadores.

No dia 03 de novembro, cerca de 30 alunos do 9º ano da escola José Castro de Araújo foram recebidos pelo vereador Kleber Silva (NOVO), que explicou o papel da Câmara, as funções dos vereadores e o processo de elaboração de leis. Durante a atividade, os estudantes fizeram diversas perguntas e esclareceram dúvidas sobre o funcionamento do Legislativo.

Kleber Silva destacou a importância do projeto para aproximar os jovens da política e mostrar, de forma prática e descontraída, o funcionamento da Câmara. “O Câmara em Visita tem um papel fundamental para conscientizar as crianças e os jovens sobre o que é a verdadeira política no Brasil, de não ser uma política extrema, mas entender como funciona o processo legislativo. Conhecer a Câmara Municipal é o mais importante, é o que eles mais gostam. Procuramos trazer isso para a realidade deles de uma forma lúdica e acessível”, afirmou.

O parlamentar também ressaltou a importância do diálogo direto com os estudantes. “Surgiram mais de doze perguntas, algo que eu já não via há muito tempo. Isso mostra o interesse e a curiosidade deles. A política é importante na vida de todos, e é isso que precisamos mostrar, que eles podem estar onde quiserem, basta estudar, conhecer e participar”.

Os estudantes também fizeram um tour pelas dependências da Câmara e participaram de uma simulação de sessão ordinária. Nesse momento, ocuparam os lugares dos vereadores e votaram propostas elaboradas previamente nas escolas, abordando temas como a criação de salas sensoriais e a reforma da quadra de esportes.

Para a aluna Laura Ferreira de Souza, a experiência foi enriquecedora e esclarecedora. “Eu acho um projeto muito legal e interessante para poder conhecer toda a Câmara Municipal, como funciona aqui dentro, até porque as pessoas pensam muito na decisão do prefeito ou somente do vereador e esquecem o que existe por trás, o que existe na Câmara”, comentou.

O professor de História Waltencir Martins Fernandes também destacou a relevância da atividade. “O jovem pouco conhece a função do vereador, ele conhece a função do prefeito. Tivemos um momento em que um aluno perguntou: ‘O que é uma sanção? O que é um veto?’. Isso mostra como há pouca aproximação entre os jovens e o Legislativo. Momentos como esse são fundamentais, porque permitem que eles aprendam na prática, vendo de perto como tudo acontece. Essa experiência é muito rica, e eles vão guardar isso”, reforçou.

Já no final do mês de outubro, alunos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera estiveram no Legislativo. Eles discutiram e votaram dois projetos elaborados pela turma: a Proposta de Gestão Sustentável e Verde para Poços de Caldas, voltada à ampliação e conservação das áreas verdes, e a Proposta de Incentivo ao Turismo de Saúde e Bem-Estar, que busca fortalecer o turismo local com foco nas águas termais e terapias naturais.

A estudante Mikaela Yara de Figueiredo, do 9º período, destacou a importância da vivência. Segundo ela, a visita à Câmara foi uma experiência valiosa, pois os alunos puderam compreender, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo. “Durante a visita, realizamos uma simulação de votação e discussão de dois projetos indicados, vivenciando como é o trabalho dos vereadores. Foi um momento de muito aprendizado, troca de ideias e reflexão sobre a importância da participação cidadã na construção de uma sociedade mais justa e democrática”, afirmou.

A professora Ellen Cristina Lopes, que acompanhou a turma, ressaltou que a iniciativa contribui para a formação cidadã e profissional dos alunos. Para ela, levar os estudantes ao espaço do Legislativo aproxima o acadêmico da realidade institucional e política do município. “A visita permite compreender, de forma prática, o exercício da cidadania e dos direitos políticos. Além disso, possibilita visualizar a aplicação concreta do Direito Constitucional, ampliando a compreensão sobre o papel do Poder Legislativo na construção e fiscalização das políticas públicas municipais”, explicou.

O vereador Tiago Braz (REDE), que recebeu a turma, destacou a relevância de abrir as portas da Câmara para a comunidade acadêmica. “Foi muito gratificante poder conduzir esse momento com os estudantes da Anhanguera. Conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da Câmara ajuda os futuros profissionais do Direito a compreenderem melhor o papel do Legislativo, o processo de elaboração das leis e a importância do diálogo nas decisões que impactam o município”.

Todas as escolas da cidade, tanto públicas como particulares, além das universidades e os projetos sociais do município, podem participar do projeto. Os agendamentos devem ser feitos com a Escola do Legislativo pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.

 

 

 

registrado em: