Escola do Legislativo visita unidades de ensino para falar do Parlamento Jovem de Minas

por Imprensa publicado 18/02/2022 18h10, última modificação 25/02/2022 18h13
Edição 2022

Desde a ultima semana, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços tem feito visitas às unidades de ensino que aderiram ao Parlamento Jovem 2022. O objetivo desses encontros é mobilizar os alunos para que participem do projeto e conheçam um pouco mais sobre o Poder Legislativo. Até o momento, a servidora Tais Ferreira, coordenadora do PJ na cidade, se reuniu com estudantes do IFSULDEMINAS, Colégio Nini Mourão, Colégio CEPOC, Escola Profissional Dom Bosco, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivante), Colégio Sete de Setembro, Escola Estadual David Campista e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão).

Após os encontros nas escolas, outras atividades começam a ser desenvolvidas pela Câmara, entre elas o lançamento do projeto, agendado para 04 março, e as oficinas de formação política. Em 2022, o tema do PJ é Saúde Mental do Jovem, dividido nos subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; Uso saudável das novas tecnologias.

Recentemente, aconteceu um encontro de formação de coordenadores municipais. Servidores e vereadores dos 17 municípios que fazem parte do Polo Sudoeste participaram do evento, que foi ministrado pela servidora Tais Ferreira e pelo Assessor de Comunicação da Câmara de Guaxupé Pedro Luiz Alves. O tema desta edição foi abordado pelo professor Cristiano de Jesus Andrade, psicólogo e técnico de Referência do CEREST de Poços de Caldas.

Neste ano, Poços permanece como sede regional do Polo Sudoeste, composto também pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa para alunos do ensino médio, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.