Escola do Legislativo se prepara para início das atividades do PJ 2023

por Imprensa publicado 25/11/2022 18h30, última modificação 02/12/2022 13h24
Jovem e Mercado de Trabalho
Escola do Legislativo se prepara para início das atividades do PJ 2023

Na última semana, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços marcou presença na formação de coordenadores do Parlamento Jovem de Minas, que aconteceu na Escola do Legislativo da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), em Belo Horizonte. Em 2023, 151 municípios participarão da 20º edição do projeto. O tema do próximo ano será "Jovem e o Mercado de Trabalho".

O evento contou com a presença de representantes de Câmara Municipais de todo o estado, que puderam compartilhar suas expectativas e boas práticas. A coordenadora do PJ em Poços Taís Ferreira apresentou a experiência do Polo Sudoeste na implementação da etapa microrregional, com a realização de três Plenárias na edição de 2022. "O crescimento exponencial do Polo nos fez optar pela criação de uma etapa intermediária entre as Plenárias Municipais e a Plenária Regional. Com esta ação, conseguimos contemplar um número maior de participantes em etapas fora dos municípios, além de descentralizar as ações do Polo, pois elas aconteceram em diferentes cidades. Ficamos muito contentes com o resultado”, disse.

Durante o encontro, os participantes assistiram a palestras sobre o tema de 2023 e a coordenação estadual apresentou o cronograma e regulamento da próxima edição, colhendo sugestões dos presentes. Além disso, foi definida a composição dos Polos Regionais. O Polo Sudoeste continua sendo coordenado pelos municípios de Poços de Caldas e Guaxupé e será composto por 19 municípios: Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.

Para Tais, a expectativa é de mais uma edição de muio trabalho e bons resultados. "Estamos muito felizes em receber mais dois municípios em nosso Polo que, mais uma vez, se consolida como o maior do estado, sempre com o intuito de ampliar a educação cidadã aos estudantes de ensino médio da nossa região”, ressaltou.

O PJ Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.

Os preparativos para a etapa municipal do projeto já tiveram início em Poços de Caldas. O regulamento e cronograma da próxima edição estão em fase final e devem ser publicados no próximo mês. A adesão de escolas interessadas no projeto acontece no mês de janeiro. Outras informações pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.