Escola do Legislativo realiza curso sobre Cultura Oceânica

por Imprensa publicado 05/08/2022 16h45, última modificação 12/08/2022 17h54
Proteção do espaço marinho
Escola do Legislativo realiza curso sobre Cultura Oceânica

O curso acontecerá no Plenário da Câmara e as inscrições devem ser feitas pelo site, na aba da Escola do Legislativo

Atendendo a um Requerimento do vereador Douglas Dofu (UNIÃO), a Escola do Legislativo da Câmara de Poços realiza, na próxima sexta-feira (12), durante todo o dia, no Plenário, um curso sobre o tema Cultura Oceânica. O encontro contará com as presenças do professor Dr. Ronaldo Christofoletti, membro do Programa Maré de Ciência–Unifesp, membro do Comitê de Assessoramento para a Década do Oceano no Brasil e membro do Programa Global de Cultura Oceânica da UNESCO, e da consultora para IOC-UNESCO em Cultura Oceânica, Ana Vitória Tereza.

A proposta do curso consiste em uma ação de formação sobre a Cultura Oceânica, pois, mesmo estando Poços de Caldas longe dos mares, as ações realizadas no município impactam diretamente em todo o meio ambiente. O evento foi motivado, também, pelo lançamento no Brasil da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) visando incentivar a reflexão sobre as ações urgentes e necessárias para o uso e proteção do espaço costeiro e marinho no país. A Década foi proposta pelas Nações Unidas para conscientizar a população em todo o mundo sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e a sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde, a sustentabilidade dos mares e de todo o meio ambiente.

Segundo Dofu, entender a influência do oceano em nossas vidas e nossa influência no oceano significa compreender que temos responsabilidade pela saúde e por um meio ambiente ecologicamente equilibrado. “A Cultura Oceânica é o conceito central para que todas as pessoas e instituições reconheçam o papel do oceano em nossas vidas e a influência de nossas ações no oceano. Desta forma, crianças, jovens e adultos da sociedade civil, do poder público e do setor empresarial, em todas as áreas do conhecimento e independente da distância do mar, são convidados a se envolverem e desenvolverem a Cultura Oceânica”, comenta.

O curso é voltado, em especial, para professores e servidores do município a fim de que sejam multiplicadores de práticas ambientais de preservação da Cultura Oceânica. As inscrições podem ser feitas até 09 de agosto pelo site da Câmara, na aba "Escola do Legislativo", ou pelo link: https://forms.gle/JnMZY4kJTS9qZgUa9.