Escola do Legislativo e Secretaria de Educação discutem implementação de projetos em 2024

por Imprensa publicado 08/02/2024 18h10, última modificação 19/02/2024 10h43
Cidadania

Diretora da Escola do Legislativo apresentou o cronograma dos projetos e pediu apoio na mobilização e contato com as escolas da cidade

Alinhar detalhes sobre o desenvolvimento e implementação de projetos institucionais da Câmara de Poços, em parceria com o município, no ano de 2024. Esse foi um dos objetivos da reunião entre o presidente do Legislativo, vereador Douglas Dofu (União Brasil), a diretora da Escola do Legislativo Taís Ferreira e servidores da Secretaria de Educação. Participaram do encontro a secretária Maria Helena Braga, a coordenadora de Projetos de Educação Complementar Letícia Borges, a responsável pela Divisão Pedagógica dos Ensinamentos Marta Sueli de Andrade e a professora da rede pública Danieli Aparecida Lopes.

Durante a reunião, a diretora da Escola do Legislativo apresentou o cronograma dos projetos da Casa e pediu apoio da Educação na mobilização e contato com as escolas da cidade. Uma das primeiras ações será a distribuição da Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos. O material foi desenvolvido pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre como atividade complementar ao Livro Constituição em Miúdos, de autoria de Madu Macedo, ex-diretora da Escola daquele município. A Cartilha, que aborda temas da Constituição Federal, foi publicada pelo Senado e adquirida pela Câmara de Poços para ser entregue a todos os alunos de 4º ano do ensino fundamental da rede pública.

O objetivo da Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos é levar conteúdo da Constituição Federal para os alunos do ensino fundamental I. A fim de atingir essa finalidade, a primeira cartilha foi elaborada de acordo com a matriz curricular do 4º ano para ser trabalhada de forma interdisciplinar nas matérias que já são desenvolvidas em sala de aula. É um material que busca aproveitar o que o aluno já estuda, proporcionando um aprendizado sobre os direitos e deveres constitucionais por meio de atividades que serão trabalhadas e compartilhadas por várias disciplinas.

Para Taís Ferreira, a parceria da Escola do Legislativo com a Secretaria de Educação é algo significativo para os projetos, já que a maioria dos programas é destinado ao público estudantil. “A divulgação das atividades entre as escolas municipais é feita através da Secretaria, que incentiva a participação das instituições e abre espaço para as nossas apresentações. Temos tido um grande avanço dos nossos projetos e esse trabalho conjunto é fundamental para conseguirmos bons resultados”, ressaltou a diretora.

O presidente Douglas Dofu reforçou a importância da parceria entre Câmara e Educação. “Nós fomos apresentar os trabalhos que serão desenvolvidos pela Escola do Legislativo neste ano, mostrar todo o nosso cronograma e, mais uma vez, fortalecer essa trabalho tão necessário. Foi uma conversa muito produtiva, onde a Secretaria se colocou à disposição em poder, de fato, auxiliar e aumentar o leque de atividades junto à nossa Escola do Legislativo”, afirmou.

A Cartilha está disponível para download no Portal da Câmara, na aba da Escola do Legislativo. Outras informações sobre os projetos pelo telefone (35) 3729-3877.