Dupla vencedora representará Poços na etapa regional

Gincana do Saber
Dupla vencedora representará Poços na etapa regional

Dupla da Escola Edmundo Cardillo foi a vencedora da Gincana do Saber em Poços

A Escola do Legislativo da Câmara de Poços promoveu, na última semana, a etapa final da Gincana do Saber 2019, com a presença das duplas classificadas na fase eliminatória, alunos e professores das escolas que participam do projeto neste ano. Os estudantes Juliano de Oliveira e Otávio Gabriel do Prado, da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, foram os vencedores e estarão na fase regional, que acontece na cidade de São Lourenço, no mês de novembro.

Os alunos Anderson Luciano Ribeiro e João Guilherme Benetti Barros, da Escola Estadual David Campista, ficaram na segunda colocação. O terceiro lugar ficou com a dupla Otávio Durante Pereira Solia e Renan Pacetti Loureiro, do Centro Educacional Poços de Caldas – Cepoc. As alunas Camile Vitória Moraes e Letícia Aparecida da Silva, da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, e Hellen Pereira Ramos e Larissa Garcia, da Escola Edmundo Cardillo, ficaram na quarta e quinta colocações, respectivamente.

Todos os alunos que participaram da fase final receberam medalhas e as escolas receberam troféus. Os estudantes do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, que atuaram como monitores durante o projeto, também estiveram no encontro e receberam um material elaborado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que trata do tema Educação Política.

Durante a etapa final, as cinco duplas classificadas tiveram que responder perguntas abertas sobre o livro Constituição em Miúdos, que trata de questões da Constituição Federal em uma linguagem simples e direcionada a adolescentes. A obra é de autoria da coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre Madu Macedo. Em cada resposta correta, a dupla ganhava quatro pontos. Caso não soubessem responder, os alunos poderiam pedir ajudar a outra dupla e, nesse caso, dividiam a pontuação.

A diretora da Escola do Legislativo Tais Ferreira ressalta que a primeira edição da Gincana na Câmara de Poços foi muito produtiva. “O projeto foi implantado este ano e, mesmo com o calendário apertado, conseguimos promover uma edição muito bacana. Tivemos a adesão de cinco escolas e nosso objetivo é ampliar a Gincana em 2020. Nosso próximo passo agora é levar a dupla até São Lourenço para que representem nosso município na fase regional. Estamos ansiosos e os alunos muito comprometidos”, comenta.

O encontro final da Gincana contou com a presença do presidente da Casa, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), dos vereadores Maria Cecília Opípari (PT) e Pedro Magalhães (PSDB), do coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação Mário Augusto Marques e do assessor Técnico Legislativo e coordenador do curso de Direito da Faculdade Pitágoras Dr. Filipe Sancho.

Projeto

A Gincana do Saber, aprovada pelo Legislativo em julho desse ano, tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania de estudantes do ensino fundamental II, através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição em Miúdos. No mês de agosto, aconteceu a primeira fase do projeto, com palestras e gincana nas escolas, quando os alunos de 9º anos responderam perguntas de múltipla escolha e “verdadeiro ou falso”, divididas nos níveis fácil, médio e difícil. Em setembro, a Escola do Legislativo promoveu o lançamento, com alunos e professores das escolas participantes, e no início de outubro a fase eliminatória.

Em 2019, participaram do projeto cinco escolas: Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc), Escola Estadual David Campista, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira e Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.