Duas alunas de Poços participam da etapa estadual do Parlamento Jovem 2019

por Imprensa publicado 18/09/2019 17h10, última modificação 16/11/2020 12h39
Educação Legislativa
Duas alunas de Poços participam da etapa estadual do Parlamento Jovem 2019

Laura Costa e Luna Andrade estão em Belo Horizonte para a etapa estadual do Parlamento Jovem

Duas alunas de Poços de Caldas, escolhidas na fase regional do Parlamento Jovem de Minas 2019, estão em Belo Horizonte para a etapa estadual do projeto. Luna Andrade, da Escola Profissional Dom Bosco, e Laura Alves da Costa, do Centro Educacional Poços de Caldas – CEPOC, participarão de diversas atividades, entre elas a Plenária Final, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nos dias 18, 19 e 20 de setembro.

Oficina de Vivências Temáticas, escolha do tema para a edição 2020, grupos de trabalho e votação das propostas de todas as cidades fazem parte da programação. Ao final, após a realização da Plenária, todas as propostas aprovadas serão entregues à Comissão de Participação Popular da ALMG.

Em 2019, o tema do PJ Minas foi Discriminação Étnico-Racial, divido em três subtemas: Desigualdades socioeconômicas, Violências por motivo étnico-racial e Direito às identidades e à diversidade cultural. Segundo Tais Ferreira, coordenadora do PJ, as quatro propostas do Polo Sudoeste encaminhadas a Belo Horizonte tiveram origem em Poços de Caldas. “Foi um ano muito proveitoso e quero destacar a qualidade das propostas apresentadas pelos alunos de Poços. As quatro aprovadas em Guaxupé, durante a fase regional, tiveram origem em nosso município. Houve pequenas modificações e aglutinações e é preciso ressaltar o empenho de todo o Polo Sudoeste nesse processo. Para nós, é um orgulho muito grande levar os alunos até Belo Horizonte para a finalização de todo o projeto”, diz.

Acompanhamento pedagógico para imigrantes, disponibilizando professores do sistema público estadual e municipal com conhecimento na área da linguagem, e criação de uma linha direta que possibilite a denúncia de crimes raciais, atuando em conjunto com departamentos especializados em cibercrimes, foram duas das propostas levadas à etapa estadual. Ainda durante essa última fase, os alunos de todos os municípios deverão escolher, entre três assuntos, o tema da próxima edição: “Jovens e Mercado de Trabalho”, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” e “Saúde Mental de Jovens”.

Escolas

Em 2019, participaram do PJ as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Centro Educacional Poços de Caldas, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Sete de Setembro, Colégio Nini Mourão, Centro Educacional Inovação, Colégio Pio XII e Escola Profissional Dom Bosco.

Os estudantes passaram pelas etapas municipal e regional, com atividades na Câmara de Poços, nas escolas e também na cidade de Guaxupé. Eles participaram de oficinas políticas, temáticas e de redação de propostas, além de encontros com estudantes de outras cidades. Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas.

Projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.