Douglas Dofu visita APAE e ressalta importância do projeto Poços Acessível

Lei Municipal n. 9.196
Douglas Dofu visita APAE e ressalta importância do projeto Poços Acessível

Douglas Dofu foi recebido pela diretora Gláucia Boaretto

O vereador Douglas Dofu (DEM) visitou, nesta semana, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Acompanhado da diretora Gláucia Boaretto, o parlamentar conheceu toda a estrutura da instituição e discutiu, entre outros assuntos, a necessidade de cumprimento da Lei Municipal n. 9.196, que institui o projeto Poços Acessível.

De acordo com a norma aprovada pela Câmara em 2017, o Poços Acessível tem como objetivo incentivar os estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo e os prestadores de serviços à promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, nos termos da Lei Federal n. 10.098, de dezembro de 2000. Recentemente, Dofu apresentou um Requerimento solicitando informações ao Executivo sobre quais ações vem sendo realizadas pela Prefeitura. No documento, ele indaga quantas rampas de acesso em calçadas foram construídas desde a publicação da legislação, quantos selos “Poços Acessível” foram emitidos aos estabelecimentos até o momento e se foi promovida alguma campanha para incentivar essas empresas a fazerem adaptações visando à acessibilidade.

Para o vereador, o projeto estabelece medidas importantes que permitem segurança e melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência. “Foi uma visita bastante proveitosa, onde pude, além de conhecer um pouco do trabalho da APAE, dialogar com a diretora Gláucia Boaretto sobre adaptações muito simples que podem ser feitas na cidade, em lojas e restaurantes, para a inclusão dos portadores de deficiência. A adaptação razoável consiste em modificações e ajustes realizados no intuito de garantir que o deficiente exerça seus direitos em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Recebi, durante a visita, diversos materiais para que eu possa me aprofundar no tema e propor Projetos de Lei que venham contribuir com nosso município”, comentou.

Sobre o trabalho da APAE, Dofu destacou o empenho, compromisso e atendimento realizado pela instituição. “Fiquei encantado com alguns serviços que pude acompanhar na visita, tanto para promoção da saúde como para inclusão. Também me deixou surpreso o fato de que os bebês prematuros já recebem tratamento e estímulos nos primeiros meses de vida. Além disso, hoje, o paciente com mais idade tem 78 anos. Então, observamos que a APAE desenvolve um trabalho para todas as idades, buscando proporcionar mais autonomia e liberdade aos pacientes”, finalizou.