Douglas Dofu quer informações sobre obras de infraestrutura na área de transbordo de lixo

por Imprensa publicado 06/12/2021 14h30, última modificação 13/12/2021 19h28
Resíduos sólidos

Vereador Douglas Dofu é autor de um Requerimento sobre a situação da área de transbordo de lixo e multa paga pela não adequação do aterro

O vereador Douglas Dofu (DEM) é autor de um Requerimento que solicita informações da Prefeitura sobre o aterro sanitário, sobre a área de transbordo de lixo e sobre a multa paga pelo descarte irregular de resíduos sólidos. A proposição será votada na próxima terça-feira (07), durante reunião ordinária da Câmara.

Conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o descarte de resíduos em lixões deveria ter acabado em 2014. Segundo o parlamentar, o município de Poços paga uma multa diária pelo não cumprimento da norma. “Sabemos que o município não conseguiu se adequar à legislação, houve manifestação do Ministério Público por duas vezes e, atualmente, uma multa é paga pela não adequação do aterro às normas ambientais. Sabemos, ainda, que uma área de transbordo está em andamento, o lixo seria encaminhado para o município de Casa Branca, e o objetivo desse pedido de informações é saber, realmente, como está todo esse processo”, afirma.

Em junho desse ano, acompanhado de outros vereadores, Dofu esteve na área que será utilizada para transbordo do lixo coletado na cidade. Na oportunidade, recebeu informações sobre as obras e, na época, a expectativa era de conclusão das intervenções em 90 dias. “Diante dos prazos e da situação atual, iremos encaminhar esse Requerimento, que é muito importante pois contempla uma preocupação ambiental que tenho desde o início do mandato. Ademais, há uma preocupação com o erário público, pois a multa é paga diariamente”, pontua.

No Requerimento, o legislador questiona o motivo da área ainda não ter sido implementada, qual o valor das multas já pago pelo município até a presente data e como está sendo feito o descarte de resíduos sólidos em Poços.