Douglas Dofu participa de reunião em Pouso Alegre com deputados e gestores de hospitais

por Imprensa publicado 15/09/2023 17h56, última modificação 15/09/2023 17h56
Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados

O objetivo da visita técnica foi dialogar sobre a saúde financeira das Santas Casas e hospitais filantrópicos

Nesta sexta-feira (15), o Presidente da Câmara de Poços, vereador Douglas Dofu (União), esteve no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, participando de um encontro promovido pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. O objetivo da visita técnica feita por deputados federais e também estaduais ao sul de Minas foi dialogar com gestores de hospitais da região sobre a saúde financeira das Santas Casas e hospitais filantrópicos.

A Comissão de Saúde visitou, ainda, a Santa Casa de Misericórdia de Cambuí e a Santa Casa de Ouro Fino. Fizeram parte da comitiva os deputados federais Rafael Simões (União/MG), Emidinho Madeira (PL/MG), Osmar Terra (MDB/RS) e Rodrigo Valadares (União/SE), além dos deputados estaduais Dr. Paulo, Betinho e Rodrigo Lopes. O secretário adjunto de Saúde de Poços Carlos Eduardo Almeida e representantes do Hospital Santa Casa e Hospital Santa Lúcia também participaram do encontro em Pouso Alegre.

As visitas feitas pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados decorrem de um pedido do deputado federal Rafael Simões, através do Requerimento n. 51/2023, aprovado em reunião deliberativa do Colegiado no dia 12/04/2023. No documento, o parlamentar enfatiza que “uma crise sem precedentes tem afetado gravemente a saúde financeira das Santas Casas e hospitais filantrópicos brasileiros, instituições sem fins lucrativos que atendem prioritariamente ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que dependem majoritariamente dessa fonte de renda para se manter”.

Para o vereador Douglas Dofu, foi um momento muito importante para a área de saúde da região. “A Comissão se constituiu em Brasília em razão da saúde financeira das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos. Destaco e agradeço os deputados federais, em nome do Rafael Simões, e os estaduais, em nome do Rodrigo Lopes, além dos representantes de Poços Carlos Almeida, Frederico, do Hospital Santa Lúcia, e Maurício e Pedro, da Santa Casa. Eles tiveram a oportunidade de explanar à Comissão as demandas dos hospitais poços-caldenses. Estamos construindo pontes para que venham mais repasses, para que tenhamos melhorias na estrutura dos nossos hospitais e, assim, garantir o direito à saúde aos nossos cidadãos”, declarou o presidente do Poder Legislativo de Poços.