Douglas Dofu conhece trabalho da Fundação Hemominas em Poços

por Imprensa publicado 14/09/2021 15h30, última modificação 17/09/2021 17h33
Douglas Dofu conhece trabalho da Fundação Hemominas em Poços

Vereador foi recebido pela coordenadora da unidade Cibele Spina

Conhecer o trabalho da Fundação Hemoninas e auxiliar na divulgação de todo processo de doação de sangue foram os objetivos da visita do vereador Dougas Dofu (DEM) à unidade. Recentemente, ele esteve no local e foi recebido pela coordenadora e gerente técnica Cibele Angélica de Souza Spina.

A Prefeitura divulgou, no mês passado, um alerta para a queda dos estoques de sangue, principalmente devido à pandemia e a implantação de medidas restritivas, quando foi preciso evitar aglomerações e restringir o número de doadores. Douglas Dofu ressalta a importância da doação permanente, uma vez que a demanda é alta durante todo o ano. “Além de conhecer o trabalho de excelência realizado pela Hemominas e doar sangue, pude obter informações sobre toda essa questão, até mesmo para ajudar na divulgação. Nos últimos meses, os estoques foram reduzidos e, agora, com a melhora dos dados epidemiológicos, é importante que a população volte a doar, a fim de que a unidade consiga atender às demandas”, destaca.

Todo o processo da doação de sangue, entre cadastro até o final da coleta, dura cerca de 30 minutos, segundo o vereador. “Depois do cadastro, passamos pela triagem clínica, em seguida pela triagem hematológica. Fizemos um pré-lanche antes da coleta, depois fomos até a sala de coleta e, em seguida, houve mais um lanche. Todas as pessoas são muito bem acolhidas pela equipe, que também explicou durante minha visita sobre como é feito o fracionamento do sangue até a distribuição aos hospitais”, conta.

A Fundação Hemominas em Poços de Caldas atende 14 hospitais e também faz o fracionamento do sangue coletado em outras cidades. Todos os processos são informatizados e todo sangue coletado e fracionado é rastreado. “É um trabalho de referência em todo o sul de Minas. Quero destacar todo o empenho da Dra. Cibele e sua equipe e convidamos a população para que doe sangue, participando desse ato de de solidariedade”, declara Dofu.

A Hemominas em Poços funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h30. Quarta-feira também tem coleta no período da tarde, das 16h às 20h. A unidade está localizada na avenida José Remígio Prézia, 303. Outras informações sobre a doação de sangue estão no site www.hemominas.mg.gov.br ou podem ser obtidas pelo telefone (35) 2101-9300.