Diploma Laudelina de Campos Melo reforça valorização da cultura negra e promoção da igualdade racial
Cerimônia reuniu autoridades, familiares, representantes de instituições e comunidade no Plenário do Legislativo
A Câmara Municipal de Poços de Caldas realizou, na noite da última terça-feira, 18, a sessão solene de entrega do Diploma Laudelina de Campos Melo, honraria concedida pelo Legislativo em reconhecimento às personalidades que contribuem para a valorização da cultura negra e para a promoção da igualdade racial no município. A cerimônia reuniu autoridades, familiares, representantes de instituições e comunidade no Plenário da Câmara.
Instituída inicialmente em 2014, por iniciativa dos vereadores Álvaro Cagnani e Paulo Eustáquio de Souza, a homenagem foi renomeada em 2023, passando a reconhecer o legado de Laudelina de Campos Melo — mulher negra, pioneira na organização dos trabalhadores domésticos no Brasil e símbolo de resistência e luta pelos direitos da população negra.
Foram homenageados nesta ano: Adelzia Paula de Almeida; Cíntia Terezinha Lemes; Clauderson da Silva Santos; Daniel Vitor Bento; Eliane Cristina de Freitas; Jéssica Cristina Ferraz Carneiro; Luênia Maria Silva de Oliveira; Maiwsi da Fonseca Camilo Vechiato; Mariane David Domingos; Maria Efigênia Ramos; Najila Passos da Silva; Patrícia da Silva Jesus; Tatiane Wanderlei; Thauan de Paula Reis; Tiago da Costa Domingos.
Estiveram presentes a presidente do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, Lúcia Vera de Lima, a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (COMPIRÉ), Maria Augusta Clementino, e a coordenadora da Divisão de Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes. As representantes falaram sobre a importância da resistência, da memória e da continuidade das políticas de igualdade racial no município. Representando o Poder Executivo, a secretária de Assistência Social, Marcela de Carvalho Messias, reforçou o compromisso da administração municipal com ações de fortalecimento da cidadania e do combate ao racismo.
A cerimônia contou, também, com uma apresentação da cantora Edna Santos, acompanhada no violão por Thata Black. A sessão solene foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal no Facebook e no YouTube.