Diney requer dados da UPA e defende melhorias na estrutura e funcionamento
Após receber diversas reclamações sobre a demora no atendimento da UPA, o vereador Diney Lenon (PT) apresentou um Requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre a estrutura e o funcionamento da unidade. O parlamentar esteve também no local, recentemente, conferindo a situação relatada por pacientes.
Segundo o legislador, durante a vista, pôde-se constatar a instabilidade no sistema informatizado, que estava fora do ar naquele momento. “Temos cobrado providências nessa questão dos atendimentos. Recebemos diversas mensagens de pessoas que estavam aguardando atendimento na UPA por mais de 10 horas. Diante dessa situação, fomos até o local e constatamos uma série de irregularidades graves. O sistema utilizado pela Prefeitura estava fora do ar, novamente, o que impactou diretamente na demora dos atendimentos”, afirmou.
Diney Lenon apontou outros problemas, como a falta de papel higiênico nos banheiros, bem como o número insuficiente de cobertores, inaladores e umidificadores para atender adequadamente à demanda. “Constatamos a falta de itens básicos e a interdição do banheiro da ala de internação, desde o início de 2025, por estar sem revestimento no piso, o que representa riscos. Isso é reflexo de uma gestão despreparada e negligente com a saúde pública. Já fizemos as cobranças e exigimos uma resposta imediata do poder público”, declarou.
O vereador citou, ainda, a falta de manutenção do equipamento de autoclave, que está inoperante desde o mês de janeiro deste ano, em razão da necessidade de manutenção.
No Requerimento, o parlamentar questiona qual o sistema utilizado pela UPA para a triagem/cadastro de pacientes e se a unidade e/ou outras instituições possuem planos de emergência/contingência adotados quando ocorrem falhas no atual sistema. Ele indaga, também, qual a previsão para a entrega dos materiais em falta atualmente. A proposição, com todas as informações, está disponível para consulta no Portal da Câmara (Requerimento n. 2033/25).