Diney questiona validade e manutenção de extintores de incêndio nos CEIs
Diney questiona quais procedimentos adotados, atualmente, para inspeção, manutenção e substituição dos equipamentos
Na última semana, a Câmara de Poços aprovou o Requerimento n. 3.705/2025, de autoria do vereador Diney Lenon (PT), que solicita informações à Prefeitura sobre a validade e manutenção das mangueiras, registros de gás e extintores de incêndio nos Centros de Educação Infantil do município. O parlamentar alega que há uma grande preocupação, por parte de familiares e servidores, quanto à segurança nesses locais.
Na proposição, Diney questiona quais procedimentos adotados, atualmente, para inspeção, manutenção e substituição das mangueiras e registros de gás nos CEIs e como é realizada a verificação da validade e das condições de uso dos extintores de incêndio. Ele indaga, ainda, se existe cronograma vigente para manutenção preventiva desses equipamentos em todas as unidades e quais medidas são tomadas em situações de constatação de equipamentos vencidos, danificados ou em condição inadequada.
Outros pontos são abordados pelo autor, entre eles se há registros de vazamento de gás em algum CEI e se existem extintores em condições de uso em todas as unidades. "Apresentei esse Requerimento depois de receber relatos preocupantes de familiares e servidoras dos Centros de Educação Infantil sobre a segurança das unidades. A gente está falando de locais onde ficam crianças pequenas, todos os dias, e que precisam ter equipamentos de prevenção a incêndio em perfeito estado”, afirma.
Diney reforça a necessidade de esclarecimentos sobre essa pauta. “O que estou pedindo à Administração Pública é algo básico, ou seja, transparência e responsabilidade. Quero saber quais procedimentos são adotados, quem faz as inspeções, qual é a periodicidade e se existem laudos técnicos comprovando essas vistorias”, finaliza.