Curso de Oratória encerra segunda semana de atividades promovidas pela Escola do Legislativo

por Imprensa publicado 15/01/2021 17h15, última modificação 22/01/2021 15h43
19ª Legislatura

Jornalista e professor Wiliam de Oliveira falou aos vereadores sobre as técnicas de Oratória

Desde o início de janeiro, vereadores e assessores parlamentares participam de diversas atividades promovidas pela Escola do Legislativo da Câmara de Poços. Além de cursos de capacitação, foram realizadas apresentações de todas as Assessorias da Casa, a fim de facilitar o trabalho desenvolvido ao longo do mandato. Na última sexta-feira (15), os vereadores participaram de um curso de Oratória ministrado pelo jornalista, escritor e professor universitário Wiliam de Oliveira.

Além dos temas comunicação verbal e não verbal, discurso preparado e espontâneo, persuasão e postura em público, o curso abordou, ainda, a história da oratória, noções da Programação Neurolinguística e os elementos da comunicação. “Procuramos passar conceitos da Oratória de uma maneira geral, desde os conceitos históricos até os dias atuais, algumas técnicas e o ‘aprender fazendo’, ou seja, buscar em cada um dos vereadores as suas potencialidades. O bom é você melhorar aquilo que tem de potencial e, se for o caso, trabalhar em alguma possibilidade de melhoria”, ressalta o jornalista.

Ainda segundo Wiliam de Oliveira, o objetivo final de um curso de Oratória é estreitar e facilitar as relações humanas, que é também o objetivo da comunicação. “Como que eu, através da Oratória, posso me comunicar melhor com o outro e entender o que o outro deseja. Que é, também, a função do vereador, ou seja, escutar a população e ser transmissor das necessidades dela para os órgãos de uma maneira geral”, afirma.

Nesta semana, além do curso de Oratória, houve a apresentação das Assessorias Administrativa, Financeira, Controle Interno, Jurídica e de Imprensa. De 25 a 29 de janeiro, vereadores e assessores participam de um curso, ministrado pela Assessoria Técnica de Informática da Casa, sobre Ferramentas de Escritório.