Coordenadores do Parlamento Jovem definem detalhes da Plenária Regional

por Imprensa publicado 29/07/2022 16h25, última modificação 05/08/2022 16h42
Próxima etapa
Coordenadores do Parlamento Jovem definem detalhes da Plenária Regional

Plenária Regional do projeto será no dia 10 de agosto, na Câmara de Poços

Nesta semana, os coordenadores municipais do Parlamento Jovem de Minas se reuniram, de forma virtual, para alinhar detalhes da Plenária Regional do projeto, que acontecerá no dia 10 de agosto, na Câmara de Poços. Em 2022, Poços de Caldas coordena o Polo Sudoeste, composto por 17 cidades, e sedia esta etapa do PJ.

Os coordenadores pontuaram algumas questões sobre o número de participantes que estarão no evento e definiram a ordem dos trabalhos durante a Plenária. O documento base, elaborado nas Plenárias Microrregionais por todos os municípios do Polo, conta com 57 propostas sobre o tema Saúde Mental do Jovem. Desse total, 13 deverão ser priorizadas para a etapa estadual.

Entre outras sugestões, estarão em pauta na etapa regional: incluir as famílias beneficiarias de programas sociais, como o Auxilio Brasil, em programas municipais de acompanhamento psicológico periódico, através da criação de núcleos de apoio; implantação nos municípios da “Semana da Saúde Mental de Crianças e Adolescentes”, em parceria com escolas municipais e estaduais, oportunidade em que serão desenvolvidas atividades esportivas, artísticas e rodas de conversa mediadas por especialistas; elaboração de um aplicativo e um site que forneçam suporte à saúde mental dos jovens, com funções como diagnóstico rápido, plataforma de denúncias e conhecimentos gerais sobre aspectos psicocognitivos.

Segundo Tais Ferreira, coordenadora do projeto em Poços, a etapa regional é extremamente importante para o desenvolvimento do PJ. “Consideramos essa fase um momento fundamental para os alunos, visto que a maioria deles não estará na etapa estadual, em Belo Horizonte. Assim, na Plenária Regional, muitos deles acabam encerrando a participação no projeto e, cada vez mais, temos visto um engajamento muito grande nessa fase. Poços de Caldas sedia pelo segundo ano consecutivo essa etapa e este ano foram realizadas também as Plenárias Microrregionais nos municípios de São Sebastião do Paraíso, Carmo do Rio Claro e Muzambinho. O Polo Sudoeste é composto por 17 municípios e foi o único a realizar estes eventos", comenta.

Ainda durante a Plenária Regional, os estudantes irão eleger os representantes de cada município que poderão participar da Plenária Estadual, no mês de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Eles deverão, ainda, votar as sugestões de tema para 2023. Aquele escolhido será encaminhado para nova seleção na próxima etapa.

PJ Minas

O PJ Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.

Fazem parte do projeto neste ano as seguintes instituições de Poços: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.

O Polo Sudoeste é formado pelas cidades de Poços de Caldas, Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.

registrado em: