Coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento fala sobre trabalho desenvolvido pelo Programa IST/AIDS

por Imprensa publicado 10/12/2021 17h55, última modificação 17/12/2021 17h31
Convite

Cristiane falou sobre trabalho desenvolvido pelo Programa IST/AIDS

A convite do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Aparecida Pereira participou da reunião ordinária da Câmara, na última terça-feira (07). Na oportunidade, ela apresentou as ações desenvolvidas pelo Programa IST/AIDS, serviço especializado em Poços e que é referência na região.

O diagnóstico e o tratamento do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Sífilis e Hepatites B e C, podem ser buscados em uma unidade básica de saúde ou no Programa Especializado, que oferece atendimento multidisciplinar com orientação, aconselhamento e medicamentos. O SAE/CTA, antigo DS/AIDS, oferece, ainda, a Profilaxia Pós-exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-exposição (PrEP), mediante protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Cristiane ressaltou que, nos últimos dois anos, as pessoas se afastaram do serviço oferecido. “Nesse tempo mais crítico da pandemia, as pessoas se afastaram em relação à testagem e à prevenção. Nós não conseguimos sair às ruas nesse período, para evitar aglomeração, e retornamos agora, no Dezembro Vermelho, com nossas ações, campanhas e palestras com um público mais vulnerável”, comentou.

Segundo a coordenadora, o programa conta, atualmente, com algumas novidades. “Temos a PrEP, que recebemos em novembro do ano passado, e o autoteste, que chegou na última segunda-feira. A Profilaxia Pré-exposição, um medicamento que você toma todos os dias para evitar HIV, e a PEP é pós-exposição, medicamento por 28 dias para bloquear o vírus após exposição de risco, seja ocupacional, violência sexual ou até mesmo relação consentida. Temos a novidade do autoteste, a pessoa retira no setor, preenche um formulário simples e leva para casa. É um fluído oral, você passa um escova na boca e tem o resultado em 20 minutos. Quero agradecer o Flavinho pelo convite, ele conviveu com esse setor, esteve presente em vários momentos e lutou também pelo serviço e pelas melhorias. Também agradeço todos pelo acolhimento e pelas indagações. O nosso serviço está de portas abertas e foi muito importante levar as informações, inclusive sobre a troca da nomenclatura”, afirmou.

Para Flavinho, o convite à coordenadora teve como objetivo principal trazer ao Legislativo informações importantes sobre o trabalho desenvolvido por um dos setores da Secretaria de Saúde. “Agradeço muito a Cris por ter aceito e atendido ao nosso convite. Nada mais propício do que neste mês, no Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, a gente trazer para esta Casa a explanação de um serviço que é de extrema importância e que sempre foi prestado com muita eficiência e com muita excelência pelos servidores, fazendo de Poços de Caldas uma referência, não só para Minas Gerais, mas para todo o Brasil. Este é um trabalho não só profissional, mas muito vocacional também, de acolhimento, de aconselhamento e de assistência. Toda a equipe está de parabéns pelo o que vem sendo desenvolvido no Serviço de Atenção Especializada/ Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria Municipal de Saúde”, disse.

O vídeo da sessão, com toda a apresentação feita pela coordenadora do SAE/CTA, está disponível na página da Câmara no YouTube.