Conselho Regional de Psicologia recebe homenagem da Câmara de Poços
A Câmara Municipal de Poços de Caldas realizou, no dia 19 de agosto, uma sessão comemorativa pelos 50 anos de atuação do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais - CRP/MG. A celebração reuniu autoridades, representantes da categoria e familiares no Plenário do Legislativo.
A homenagem, proposta pelo vereador Tiago Braz (REDE), contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Luís Fernando Gonçalves, representando o Poder Executivo, e Caroline Souza, representante do CRP/MG.
Durante a sessão, foram entregues uma placa comemorativa e diploma de reconhecimento ao Conselho, simbolizando a relevância da Psicologia para a promoção da saúde mental, do bem-estar e da qualidade de vida da população. A representante do CRP/MG, Caroline Souza, destacou em discurso a importância da atuação dos profissionais da área na construção de políticas públicas e na defesa dos direitos humanos. “A Psicologia enquanto ciência e profissão tem a responsabilidade de contribuir para que cada pessoa acesse seus direitos”, ressaltou a psicóloga.
Ainda na cerimônia, houve uma homenagem póstuma ao psicólogo Celso Fernandes Patelli, lembrado por sua contribuição profissional e humana à cidade. O diploma foi entregue à sua esposa, Camila Martins Damas Patelli, e seu filho, Pedro Damas Patelli.
Além disso, instituições e profissionais foram homenageados pela dedicação à Psicologia em Poços de Caldas e região, entre eles os cursos de Psicologia da PUC Minas (campus Poços de Caldas) e da Faculdade Anhanguera, bem como psicólogos que atuam em diferentes frentes: saúde pública, assistência social, programas municipais, rede de atenção psicossocial, acolhimento de crianças, idosos e pessoas em situação de rua, além de atuação hospitalar, clínica e acadêmica. Foram eles: Amanda Colares Stach de Campos, Amanda Fartes da Silva, André Luiz de Oliveira, Andréia Cristina Achel, Bruno Marcelo Ribeiro Mariano, Caroline Souza, Cláudia Regina Gomes Rocha, Danyele Dias Medina, Giuliano D’onofrio da Conceição, Hernani Brunório, Juliano Cristian Francisco, Mônica Mehlberg Chagas, Rafael Correia Albino, Rafaela Silvério Rocha, Renata Martins da Rocha, Rogério Júnio Batista, Roseli Aparecida de Melo e Yuri Bastos Mello.
As sessão também contou com apresentação musical do Grupo Vocal do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, sob a regência da professora Juliana Galvão, que recebeu diploma de agradecimento da Câmara. O secretário municipal de Cultura, Luís Fernando Gonçalves, encerrou os discursos ressaltando o papel fundamental da Psicologia na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.
Para o vereador Tiago Braz, a sessão foi uma oportunidade de reconhecimento e valorização da categoria. “Foi um momento importante para registrar os 50 anos de luta e de muito trabalho do Conselho Regional de Psicologia, lembrando a defesa da saúde mental, dos direitos humanos e das garantias de direitos das pessoas, especialmente as mais vulneráveis. Também é uma forma de dar visibilidade e motivar os profissionais que atuam diariamente, muitas vezes de forma anônima, mas que fazem tanta diferença na vida da população”, afirmou.
O vídeo da solenidade está disponível no YouTube da Câmara de Poços.