Comissão de Meio Ambiente recebe integrantes do Canal Vida do Lixo

por Imprensa publicado 28/10/2021 19h50, última modificação 04/11/2021 19h14
Tratamento dos Resíduos Sólidos
Comissão de Meio Ambiente recebe integrantes do Canal Vida do Lixo

Dalmoni Lydijusse e Carolina Nassif falaram sobre o trabalho desenvolvido visando levar informações sobre a coleta seletiva

Na última semana, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Poços recebeu Dalmoni Lydijusse e Carolina Nassif, integrantes do Canal Vida do Lixo. Elas foram convidadas através de um Requerimento da vereadora Luzia Martins (PDT), aprovado pelos demais vereadores da comissão, para apresentação do trabalho desenvolvido pela equipe, em especial na área de educação ambiental.

Coleta seletiva, destinação de resíduos da construção civil, fiscalização, parcerias com empresas, discussão do tema nas escolas e ações contínuas de conscientização foram temas abordados durante o encontro. Formado por cinco pessoas dispostas a discutir assuntos ligados à “vida do lixo”, o canal tem buscado levar informações importantes à população.

A presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereadora Regina Cioffi (PP), destacou a importância do trabalho voluntário desenvolvido pelo Canal Vida do Lixo. “Um trabalho que tem como objetivo discutir como é necessário fazer a coleta seletiva, tanto do ponto de vista da diminuição do lixo, como também do ponto de vista social, beneficiando catadores e cooperativas. Além disso, um trabalho com o intuito de levar as informações às escolas, ressaltando que a coleta seletiva deve começar dentro de casa”, disse.

De acordo com a vereadora Luzia Martins, o grupo propõe discussões fundamentais acerca da separação e destinação dos resíduos sólidos. “O Canal Vida do Lixo é composto por um grupo de pessoas que se interessa pela gestão dos resíduos sólidos urbanos, resíduos estes que fazem parte do nosso cotidiano. São pessoas observadoras, comprometidas com a nossa cidade, mas principalmente com nosso planeta. O trabalho é pautado na legislação vigente e elas cobram gestão e fiscalização não só do setor público, mas de cada cidadão. As integrantes do Canal Vida do Lixo elencaram pautas muito importantes que valem a pena uma reflexão e enfatizaram a necessidade do tema fazer parte do conteúdo programático obrigatório das escolas e, também, da realização de cursos para os catadores e catadoras. Elas apresentaram os temas com tanta propriedade, que percebemos que tudo isso faz parte do cotidiano de cada um e isso é o que encanta e faz a diferença. Temos muito a fazer pela frente”, declarou.

Além das vereadoras Regina Cioffi e Luzia Martins, fazem parte da Comissão de Meio Ambiente os vereadores Sebastião Roberto dos Santos (Republicanos), Tiago Braz (Rede) e Wellington Paulista (DEM). As reuniões das Comissões Permanentes são transmitidas pela Internet e os vídeos ficam disponíveis para consulta na página da Câmara no YouTube.