Claudiney Marques quer informações sobre medidas para coibir violência nas escolas

por Imprensa publicado 12/08/2022 18h05, última modificação 19/08/2022 16h38
Requerimento

Segundo Claudiney, casos de violência envolvendo adolescentes no âmbito interno das escolas estão se tornando um fato recorrente na cidade

O vereador Claudiney Marques (PSDB) é autor de um Requerimento (n. 1159/2022) que solicita informações ao Executivo sobre quais medidas estão sendo adotadas para evitar e coibir brigas e agressões no interior ou entrada das unidades de ensino do município. A proposição estará em pauta na próxima sessão ordinária, no dia 16 de agosto.

No Requerimento, o parlamentar cita um caso recente de violência que foi divulgado pela imprensa local. No último dia 28 de julho, um fato absolutamente lamentável e preocupante ocupou o noticiário local, com o relato de uma agressão conjunta sofrida por um aluno adolescente nas dependências de uma escola estadual, na zona sul da cidade”, comenta.

Segundo Claudiney, casos como este, especialmente envolvendo adolescentes no âmbito interno das escolas, estão se tornando um fato recorrente na cidade. ‘Isso é preocupante e destaca a necessidade de novas metodologias pedagógicas e iniciativas em âmbito administrativo no sentido de, primeiramente, tentar entender a razão de tal violência e, em segundo plano, buscar conter esse tipo de sistematização da violência. Ela já existe fora da escola e, muitas vezes, chega internamente através de diversos fatores que precisam ser melhor avaliados pelas diretorias, pela Secretaria de Educação e pela própria comunidade”, afirma.

O vereador ressalta, ainda, que é dever do Poder Legislativo auxiliar na busca por soluções do problema. “A Câmara Municipal tem um papel nesse processo, que é trazer à tona este tema, questionar a Secretaria a qual compete esse questão e até avaliar qual o papel do Conselho Tutelar e da família nesses casos. Então, fica esse questionamento no sentido de contribuir para que novas reflexões surjam e que iniciativas pedagógicas amenizem essa situação”.

Entre outros questionamentos, o legislador indaga se existe um programa específico nos estabelecimentos de ensino da cidade que tenta orientar e, por consequência, evitar essa violência gratuita entre alunos. Além disso, ele solicita informações sobre a realização de reuniões com pais de alunos para tratar do tema e sobre levantamentos, feitos pela Secretaria de Educação, de ocorrências de violência e agressão entre alunos neste ano de 2022.