Claudiney Marques quer informações sobre implantação das charretes elétricas

por Imprensa publicado 06/12/2022 17h35, última modificação 14/12/2022 17h35
Requerimento aprovado
Claudiney Marques quer informações sobre implantação das charretes elétricas

Para o vereador, é importante um esclarecimento sobre como está o processo de transição

O vereador Claudiney Marques (PSDB) é autor de um Requerimento que solicita ao Executivo informações sobre o processo de implantação das carruagens elétricas, que substituirão as charretes movidas por tração animal na cidade. A proposição foi aprovada, por unanimidade, em Plenário.

Segundo o parlamentar, o Executivo anunciou, no dia 04 outubro, o protótipo das charretes elétricas, destacando que a data foi escolhida em homenagem ao Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. “Havia, a princípio, uma fala do Executivo Municipal sinalizando que no dia 4 de outubro seriam entregues as carruagens elétricas. Mas, na verdade, nesse dia houve uma cerimônia e uma carruagem foi entregue, o que marcou o início da transição das charretes de tração animal para as elétricas”, destacou.

Para o vereador, é importante um esclarecimento da situação pela administração. “Passados dois meses, não se tem mais notícia sobre o que virá daqui para frente. Fica a expectativa pela ampliação e efetivação do projeto. Parece que os entraves de rejeição à substituição das charretes de tração animal pelas elétricas já foram superados, se não totalmente, mas em grande parte. Dessa forma, a apresentação acontecida acaba gerando uma expectativa para a efetividade da intenção proposta”, disse.

No Requerimento, Claudiney Marques fez uma série de questionamentos sobre o tema, entre eles quantas charretes elétricas foram disponibilizadas, o custo orçado dos modelos, a condição dos repasses aos interessados e o processo de transição entre os dois tipos de charretes. “Todas essas perguntas foram feitas com o intuito de compreender como se dará esse processo, para clarear o assunto para a sociedade, especialmente para os charretistas”, ressaltou.

Em outubro desse ano, quando da divulgação do protótipo das carruagens, a Prefeitura informou que a viabilização do projeto foi possível por meio do “Poços + Inteligente”, um projeto de pesquisa e desenvolvimento da Prefeitura em parceria com DME, PUC Minas Poços de Caldas e IFSULDEMINAS. Ainda de acordo com o Executivo, a carruagem conta com chassi e estrutura em aço carbono, suspensão com quatro feixes de molas reforçados, com capacidade para 4 passageiros e um condutor, além de um baú fechado instalado na traseira do veículo.