Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos será trabalhada com alunos de 4º ano

por Imprensa publicado 12/03/2024 17h45, última modificação 20/03/2024 17h23
Educação para Cidadania

Na última semana, a Câmara de Poços, através da Escola do Legislativo, apresentou a professores da rede pública a Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos. O material, que aborda de forma lúdica princípios constitucionais brasileiros, será estudado no ensino fundamental I, com alunos de 4º ano. Também estiveram presentes no evento a secretária adjunta de Educação Deborah Brianezzi e servidores da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria.

A Cartilha foi desenvolvida por Madu Macedo, ex-diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, como atividade complementar ao Livro Constituição em Miúdos. O objetivo é trabalhar as informações de forma interdisciplinar nas matérias que já são desenvolvidas em sala de aula, buscando aproveitar o que o aluno já estuda e proporcionando um aprendizado sobre os direitos e deveres constitucionais por meio de atividades que serão compartilhadas por várias disciplinas.

Além de envolver o público adolescente em diálogos e em situações cotidianas de curiosidade em torno de regras de convivência na sociedade, como direitos e deveres, a publicação traz assuntos que envolvem a divisão das responsabilidades entre os entes que formam a União e os papéis dos três Poderes no Brasil.

Durante o encontro, os professores falaram sobre a experiência que tiveram com a Cartilha em 2023, primeiro ano em que ela foi distribuída pela Escola do Legislativo em Poços. Eles reforçaram que não somente os alunos, mas também a família se envolveu na leitura e no aprendizado. “A gente trabalhou a Constituição, a cartilha veio acrescentar. A minha turma fez uma visita à cidade e depois conseguiam reconhecer os Poderes. Os estudantes levaram para casa e falaram com os pais”, comentou Adriana Aparecida Naves, da Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira, na zona rural.

Neste ano, além da cartilha aos alunos, a Escola do Legislativo fez a entrega do Livro Constituição em Miúdos aos professores. A finalidade é que os materiais sejam trabalhados em conjunto. As duas publicações estão disponíveis para download no site da Câmara e do Senado Federal, este último responsável pela publicação dos materiais. Outras informações sobre o projeto pelo telefone (35) 3729-3877.