Cartilha Constituição em Miúdos será entregue a alunos de 4º ano do ensino fundamental

por Imprensa publicado 17/02/2023 18h30, última modificação 24/02/2023 18h07
iniciativa da Escola do Legislativo

O objetivo da Cartilha é levar conteúdo da Constituição Federal para os alunos do ensino fundamental I

Nesta semana, a Câmara apresentou a professores e supervisores de escolas municipais e estaduais de Poços a Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos. O material foi desenvolvido pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre como atividade complementar ao Livro Constituição em Miúdos, de autoria de Madu Macedo, ex-diretora da Escola daquele município. A Cartilha, que aborda temas da Constituição Federal, foi publicada pelo Senado e adquirida pela Câmara de Poços para ser entregue a todos os alunos de 4º ano do ensino fundamental da rede pública.

O evento de lançamento contou com a presença do presidente da Casa Douglas Dofu (União Brasil), do vereador Lucas Arruda (Rede), do vice-prefeito Júlio César de Freitas, do presidente da Câmara de Pouso Alegre Leandro Morais, da secretaria municipal de Educação Maria Helena Braga, da secretária adjunta Débora Brianezzi, da analista responsável pelo núcleo pedagógico do Ensino Fundamental da Superintendência Regional de Ensino Fernanda Matias Perpétuo Vilas Boas e da diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre Emanuela Barreto.

Em 2022, a Escola do Legislativo de Poços firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Ensino para a distribuição da cartilha. “A partir daí, providenciamos a compra do material que será distribuído no início do mês de março às escolas. Este encontro com os docentes foi preparado com muito carinho para apresentar a cartilha e algumas formas de utilizá-la dentro do conteúdo já previsto na grade curricular, além de sanar dúvidas sobre o projeto”, contou Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo.

O objetivo da Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos é levar conteúdo da Constituição Federal para os alunos do ensino fundamental I. E, para atingir essa finalidade, a primeira cartilha foi elaborada de acordo com a matriz curricular do 4º ano para ser trabalhada de forma interdisciplinar nas matérias que já são desenvolvidas em sala de aula. É um material que busca aproveitar o que o aluno já estuda, proporcionando um aprendizado sobre os direitos e deveres constitucionais por meio de atividades que serão trabalhadas e compartilhadas por várias disciplinas.

Durante o evento de lançamento, a diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre ressaltou que Poços de Caldas é a primeira cidade que fará a implementação do material, de forma simultânea, nas redes municipal e estadual. "Que felicidade ver que a cidade de Poços de Caldas está implantando o estudo da Constituição em Miúdos em sala de aula de forma tão efetiva. Nesse contato com os professores, supervisores e diretores escolares, percebemos o quanto os educadores estão envolvidos, interessados pelo tema e realmente dedicados a fazer essa implantação dar certo. Aproveito para parabenizar a Câmara de Poços, a Prefeitura, a Secretaria de Educação e a Superintendência de Ensino por unirem forças e fazerem a Educação Cidadã chegar mais longe", ressaltou Emanuela.

O presidente Douglas Dofu destacou que esta é mais uma iniciativa da Escola do Legislativo de Poços que vem somar às ações de educação para a cidadania já implantadas. “A Cartilha oferece uma proposta de aprendizado sobre cidadania, civismo, direitos e deveres, de uma forma leve e divertida, como forma de complementar as matérias estudadas em sala de aula. Agradeço o apoio da Secretaria de Educação, da Superintendência e de todos os professores que abraçaram essa ideia. Espero que possamos, através da instituições de ensino, despertar ainda na infância o interesse em construir e constituir um país melhor”, declarou o vereador.

A Cartilha está disponível para download no site do Senado. Outras informações sobre o projeto pelo telefone (35) 3729-3877.